Terrenos Baldios: o cuidado é de todos!

Conscientização e ação diminuem problemas e não doem no bolso


Terreno Baldio na entrada do Jd. Nicéia, em Bauru/SP (Foto: Felipe di Santi)

Não é difícil encontrar terrenos baldios pela cidade de Bauru. E não há problema algum quando eles estão limpos e bem cuidados. A preocupação é necessária quando eles estão abandonados, com mato alto e, principalmente, sujos. 

A responsabilidade por estes terrenos é do proprietário que deve garantir que ele não traga transtornos para a população que vive nas redondezas.

É grave o fato de que tornou-se comum ver terrenos baldios como locais de descarte incorreto de lixo. Isso faz com que eles virem lugar ideal para a procriação de baratas e ratos. Como consequência, animais peçonhentos – como cobras e escorpiões - são atraídos

Com a chuva, o lixo acumulado juntamente com a água parada vira criadouro e facilita a reprodução do mosquito Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zica vírus.

Sujeira e abandono vão pesar no bolso se não acabarem


Terrenos baldios que estejam sujos e abandonados além de trazerem problemas pra população, podem gerar multa para o proprietário.
 
Acúmulo de entulho propicia a proliferação de animais peçonhentos (Foto: Felipe diSanti)

A Secretaria de Saúde de Bauru é responsável por notificar o responsável pelo terreno que deve limpá-lo. “Caso o terreno não seja limpo em sete dias, o proprietário é autuado e inicia-se um processo administrativo que culmina em multa”, explica Daniel Tarcinalli, diretor da Divisão de Vigilância Ambiental da cidade.

No entanto, passado o prazo de uma semana, a prefeitura pode limpar o terreno através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA). Neste caso, o proprietário é multado em 5% do valor do imóvel.

Porém, como a cidade de Bauru tem muitas áreas verdes e também muitos terrenos baldios, há dificuldade na manutenção da limpeza de todos eles. “A SEMMA não conta com pessoal em quantidade suficiente para dar conta da grande demanda”, afirma Daniel.

Colabore e, se precisar, denuncie!


A melhor maneira de evitar problemas com terrenos baldios é fácil: mantendo-os limpos e bem cuidados. Se você é vizinho de um, não descarte entulho, lixo ou móveis antigos nestes lugares. Se você é dono de um terreno, mantenha-o sempre o mato baixo e, se possível, cerque o local.

Descarte incorreto de lixo é comum em terrenos baldios (Foto: Felipe diSanti)

Se o terreno não for seu ou se vir algum terreno que ofereça risco à população, você pode denunciar os maus cuidados do proprietário - mesmo que não o conheça. Em Bauru, há quatro maneiras de realizar a denúncia. 

“As denúncias podem ocorrer por diversos canais. Por e-mail no site da Prefeitura, no Poupatempo pessoalmente, por telefone na Vigilância Ambiental (o número é 3103-8050) ou pelo aplicativo para celular COLAB.RE”, conclui Tarcinalli.

BAIXE O COLAB.RE NO SEU CELULAR:


Comente com o Facebook: