Horta Comunitária do Geisel: economia sustentável e amor pelo ofício



Bairro de Bauru é exemplo de economia compartilhada



Foto: Rhaida Bavia

Fundada em 1984, a partir da doação de terras pelo ex-prefeito de Bauru/SP Tuga Angerami, a Horta Comunitária do Geisel é um exemplo de economia compartilhada. Geradora de renda limpa e sustentável, a horta incentiva a integração dos moradores do bairro e fornece alimentos saudáveis a todos que optam por consumir os produtos de lá, cultivados de forma totalmente natural.

Localizada na rua Alziro Zarur, ao lado do Centro de Valorização da Criança (CEVAC), a horta conta com uma grande variedade de verduras e atrai consumidores de todos os lugares. Isso é motivo de muita alegria para Dona Eva, uma das responsáveis pela manutenção do local: “As pessoas gostam de comprar aqui porque é tudo colhido na hora. Até pessoas de outros bairros, como o Ouro Verde, que é bem longe, vêm comprar aqui! Acredito que o nosso diferencial seja a forma como tratamos as pessoas, sempre recebendo elas muito bem, afinal, deram preferência pra gente né?”.

Além do atendimento acolhedor, o local ainda conquista seus consumidores por oferecer preços menores que das feiras e mercados da região. Com uma demanda tão grande, a horta fica aberta desde as nove horas da manhã até o final da tarde. “O pessoal consome bastante, então é importante manter a horta sempre cheia de verduras! Acabamos atendendo o dia todo!”, afirma Dona Eva.


Foto: Rhaida Baiva

Com a água financiada pela prefeitura de Bauru em troca de doações para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a horta é sinônimo de qualidade de vida não só pelos produtos que vende, mas para quem nela trabalha: “Trabalhar aqui faz bem até pra mente, pra saúde da gente! É uma beleza! Às vezes chego aqui com um problema e logo esqueço! É um ambiente de paz!” conta Dona Lindalva, também responsável pela manutenção do local.

“Pra mim é muito bom, porque eu vim da roça e sou acostumada a trabalhar na terra, então, isso aqui pra mim é uma terapia! Os dias em que não venho na horta parece que não passam! Sou moradora do Geisel há 36 anos e trabalho aqui desde quando entregaram a chave”, conta Dona Eva.

Saiba mais: Na mesa, alimento orgânico da(o) pequena(o) produtor(a)

Com preços acessíveis e um acolhimento sem igual por todos que lá trabalham, a Horta Comunitária do Geisel é um verdadeiro tesouro da cidade de Bauru, merecedora do reconhecimento que tem por seus produtos de qualidade. Vale a pena conferir!

Endereço: Rua Alziro Zarur, ao lado do Centro de Valorização da Criança (CEVAC). Geisel, Bauru/SP


Comente com o Facebook: