Onde levar, em Bauru, o lixo que não é o comum?

Descubra onde descartar resíduos como entulho, medicamentos e eletrônicos

Entulho descartado ao ar livre em Bauru (Foto: Thais Barion/Impacto Ambiental)
O que você faz com o óleo de cozinha usado em sua casa? E o entulho da sua reforma ou construção? E qual o destino dado aos eletrônicos quando perdem a serventia?

A destinação correta de resíduos sólidos é um dos gestos que faz toda a diferença na diminuição da poluição. Vários objetos que são descartados de forma errada, além de poluírem, podem trazer sérios riscos à sociedade. É o caso dos medicamentos, pilhas, baterias e eletrônicos em geral.

Leia também: Volume de resíduos que chega ao aterro sanitário aumenta e a coleta seletiva torna-se ineficaz

Se você busca uma solução particular, um exemplo de empresa especializada no recolhimentos de resíduos sólidos, óleo de fritura e resíduos secos orgânicos e metálicos é a Petroecol, localizada na Vila Lemos.

Caso a quantidade de descarte não seja grande o suficiente para contatar uma empresa, existem outras opções. Para descarte do óleo de cozinha, é possível levar garrafas pet com o líquido até qualquer unidade do Confiança Supermercados. Segundo a empresa, todo óleo recolhido é transformado em Biodiesel. E para cada quatro litros de óleo de fritura usado (em duas garrafas pet de dois litros), o cliente recebe uma garrafa de óleo de soja novo (900 ml).

Produtos eletrônicos

A Unesp de Bauru recebe produtos eletrônicos em geral, como baterias e peças de computador. O caixa de descarte é na biblioteca da universidade, que fica na Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01.
Recolhimento de produtos eletrônicos na Unesp (Foto: Thais Barion/Impacto Ambiental) 
Lojas que vendem pilhas e baterias também devem recolher os produtos usados gratuitamente, seguindo a à Resolução CONAMA 401/2008. O Atacadão (Av. Nações Unidas qd.50) e o Walmart (localizado ao lado do Bauru Shopping) são dois exemplos de postos de recebimento em Bauru citados pela Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

O poder público é outro responsável pela coleta de materiais. Em Bauru existem vários Ecopontos, pontos de coleta de materiais recicláveis (papel, plástico, vidro, metal), resíduos eletroeletrônicos (pilhas, monitor, CPU, impressora, mouse, estabilizador, liquidificador, batedeira), móveis velhos e entulho limitado até 1 metro cúbico a cada 4 meses (material de construção).

Os ecopontos não recebem o lixo doméstico, lixo hospitalar, lixo de serviços de saúde, lixo industrial e nem a quantidade de entulho maior que a limitada por cidadão.


Medicamentos

Os remédios também devem ser eliminados corretamente e não no lixo comum, pia ou vaso sanitário, pois podem contaminar a água, solo, pessoas que entram em contato ou animais que consumam o lixo. É preocupante o fato de que a quantidade recolhida ainda é muito pequena para o tamanho da cidade e para o número de medicamentos circulantes.

Os principais pontos de recolhimento de medicamentos em Bauru são as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os postos de saúde. Depois desta etapa os produtos são encaminhados, através da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), para empresas especializadas que vão incinerá-los.

Este destino é para o remédio em si. As embalagens e bulas podem ser colocadas com o lixo da coleta seletiva.

A farmácia da Unimed, é outro local de descarte dos medicamentos. Ela fica localizada no centro da cidade, na Rua Gustavo Maciel, 11-20.

Coleta Seletiva

A reciclagem também gera renda para cooperativas e catadores (Foto: Adenilson Nunes/GOVBA)



Mais conhecida pela população, a coleta seletiva também é fundamental para recolher plástico, papel, metal e vidro. Após a passagem da coleta, cada um passa por seu processo de reciclagem ou reaproveitamento. É possível conferir quando a coleta passa no seu bairro clicando aqui.

Serviço

- Contato dos ecopontos: (14) 3234-6849
· Ecoponto Antonio Eufrasio de Toledo - Rua Sorocabana, quadra 2.
· Ecoponto Mary Dota - Rua Americo Finazzi, quadra 4.
· Ecoponto Jardim Redentor/Geisel - Rua Noé Onofre Teixeira, quadra 4.
· Ecoponto Pousada I - Rua 41, quadra 1 (Entre as Ruas Joaquim Gonçalves Soriano, quadra 5 e Maurício Pereira de Lima).
· Ecoponto Edson Francisco da Silva, Dúlce Duarte Carrijo, quadra 4.
· Ecoponto Parque Viaduto, Rua Bernardino de Campos, quadra 28.
· Ecoponto Parque Bauru, Rua Jorge Schneyder Filho, esquina com Avenida Cruzeiro do Sul.
Atendimento de Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h.

- Secretaria Municipal do Meio Ambiente: (14) 3234-6849 

- Petroecol: Rua Marçal de Arruda Campos, 7-90, em Bauru. Telefone para contato: (14) 3018-8318 ou 99714-4385.

- Unesp Bauru: (14) 3103-6004.

- Farmácia da Unimed: (14) 3235-3333.



Comente com o Facebook: