Entre tantos agrotóxicos, uma solução: alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos produzidos pela Agricultura Familiar são alternativas para uma vida mais saudável


Brasil é o país que mais consome agrotóxicos (Foto: Eliana de Souza Lima)
Segundo a Anvisa, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países que mais consomem agrotóxicos. Foi com a Revolução Verde, na década de 1950, que o uso de agrotóxicos começou a ser difundido, principalmente a partir de técnicas para aumentar a produtividade de plantações agrícolas.

No Brasil, para um novo agrotóxico ter seu uso viabilizado, deve passar por alguns procedimentos. Primeiro, o fabricante faz um pedido à Anvisa, ao IBAMA e ao Ministério da Agricultura. Se aprovado, pode então ser comercializado e utilizado.

Os herbicidas são o tipo de agrotóxico mais utilizado no sistema de plantio direto, pois realizam o controle de erva daninhas. Esse tipo de agrotóxico, porém, deve ser manejado com precauções, como o uso de EPI – equipamento de proteção individual.

Hoje, sabe-se dos efeitos negativos desses defensivos agrícolas. Além do perigo de risco da saúde do administrador, os consumidores não estão isentos de consumir alimentos que possuem substâncias cancerígenas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrem 20 mil óbitos ao ano devido à manipulação e consumo direto de defensivos agrícolas.

Alimentos que, segundo a Anvisa, são os mais contaminados por agrotóxicos (Infográfico: Mariane Arantes)


Feira orgânica

Em oposição a esse quadro, aparece uma alternativa saudável: o consumo de alimentos orgânicos.

Na cidade de Bauru, acontece uma feira orgânica todas às quartas-feiras, na região próxima à Unesp. Lá, pequenos produtores vendem seus alimentos livres dos defensivos agrícolas. A Feira de Agricultura Familiar surgiu primeiramente como edição da "COOPERA UNESP", promovida pela Incubadora de Cooperativas Popular da Unesp de Bauru – INCOP.

O preço de produtos orgânicos, entretanto, ainda é um empecilho para muitos consumidores.


Saiba mais:
Na mesa, alimento orgânico da(o) pequena(o) produtor(a) familiar
Horta Comunitária do Geisel: Economia Sustentável e amor pelo ofício
Diminuição das abelhas afeta os ecossistemas


Comente com o Facebook: