Conheça 5 benefícios de andar de bicicleta


A bicicleta, como meio de transporte, traz muitos benefícios para a saúde e para o meio ambiente


Ciclovia em Bauru (Foto: Lara Pires)

Na cidade de São Paulo, o número de ciclistas aumentou 66% em relação a 2015, de acordo com o Instituto Ibope e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Mas por que as pessoas estão andando mais de bicicleta diariamente? Confira os benefícios dessa atividade!


1 – Ir para o trabalho de bicicleta poupa tempo


Segundo o professor de Educação Física Dr. Rodrigo Bini, que leciona na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), a bicicleta é um veículo que, para deslocamentos pequenos (até 10km), é muito capaz de diminuir o tempo perdido no trânsito.

Mas, antes de sair pedalando até o seu destino, seja ele o trabalho ou a escola, estude qual o melhor trajeto para se fazer de bike. Atalhos, sinaleiros e maior ou menor circulação de carros são os fatores que podem ajudar a economizar no tempo. Assim, aqueles minutinhos a mais para dormir não farão você perder a hora!

2 – Melhora seu humor


Quem fica horas parado no trânsito tende a chegar mais estressado no trabalho, além de começar o dia de maneira ruim. Quem anda de bicicleta logo pela manhã, já inicia os deveres com o nível de serotonina alto. Serotonina é o hormônio do prazer e do bem-estar, que o cérebro produz em certos momentos, como durante a atividade física.

Quantidade de ciclovias em alguns lugares do Brasil e do mundo (Infográfico: Companhia de Engenharia de Tráfego - CET)



LEIA TAMBÉM:
Cicloturismo: o mundo visto sob duas rodas
Bicicletas, inimigas do trânsito?
Entenda a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota

3 – Maior contato com a natureza


Quem precisa chegar no trabalho bem cedo, tem a oportunidade de assistir ao nascer do sol enquanto pedala. A nossa geração fica muito tempo em locais fechados, então esse contato maior com o céu, o ar e as árvores é saudável para a mente e para o corpo também.


4 – Reduz a poluição


Segundo dados da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, 75% da emissão de monóxido de carbono (CO) vêm dos automóveis. Por isso, não pense que só um carro não fará diferença, pois fará sim! Ao substituí-lo pela bicicleta uma vez por semana durante um ano, já diminuirá em 440 quilos a emissão de CO2 (gás carbônico, maior responsável pelo aquecimento global), segundo o Instituto Akatu.


5 – Aumenta sua consciência ambiental


Ao andar de bicicleta regularmente, o corpo se torna “viciado” em atividade física, já que a sensação de bem-estar estimula a vontade do corpo de repetir a dose. Assim, junto com o contato maior com a natureza, o indivíduo se torna mais receptivo e simpático para outras causas ambientais, como a questão do lixo nas ruas e reciclagem, ou seja, adquire uma preocupação maior com o meio ambiente em geral.


E aí, vai aderir à prática? Então confira 3 cuidados necessários para começar a andar de bicicleta já!


Comente com o Facebook: