9 itens de decoração com materiais recicláveis

Que tal deixar a casa mais bonita e ainda ajudar o meio ambiente?

Luminária pendente feita com potes de azeitona (Foto: Reprodução/Artesanato.com)
Você é aquela pessoa que adora artesanato e sempre procura dar novas utilidades às coisas velhas? Ou, talvez, você queira mudar um pouco a casa, mas está sem grana… Se esse for seu caso, essa lista é pra você.

São dicas de decoração e utilidades que podem ser feitas em casa com materiais recicláveis e gastando pouco. Além, é claro, de dar aquela força pro meio ambiente, descartando menos resíduos!

1. Luminária Pendente

Você não precisa mais jogar aquele pote de vidro fora! A luminária da foto do começo da matéria é muito simples de ser feita e é ótima pra decorar o jardim, a sala de estar ou até aquele cantinho de estudos. Além de dar um toque mais charmoso, ela valoriza o ambiente em que for colocada. Clicando aqui você pode conferir o passo a passo pra fazê-la!

2. Caixotes de madeira e feira

(Foto: Reprodução/Pinterest)

Famosos por sua versatilidade, os caixotes de feira podem se transformar em diversos itens. De criados-mudos a prateleiras, de estantes a fruteiras.

Resistentes e baratos, uma boa lixada e envernizada podem dar a ele funções diversas e um toque mais neutro ao ambiente. Se você preferir, pode pintá-los com cores fortes deixando o lugar com um aspecto mais arrojado.

Deixe a criatividade tomar conta e aproveite para se inspirar nesta seleção de imagens do Pinterest.

3. Horta caseira com garrafas PET

(Foto: Reprodução/Revista Artesanato)

Ideais pra quem tem pouco espaço e gosta de ter temperos sempre fresquinhos. Essa pequena horta é fácil de fazer e ajuda a destinar as garrafas PET que usamos em casa. Você pode colocá-la na varanda do apartamento, na sala próximo à porta ou no quintal dependendo do que for planta. Aprenda aqui como fazer.

4. Mini arranjo de flores com palitos de picolé

(Foto: Reprodução/Sracpbi)

Esse arranjo com palitos de picolé é ideal pra dar um toque de graça a ambientes internos como a sala ou lavabos. Ele também pode ser usado como porta-lápis ou suporte para galheteiros. Você pode fazê-lo em casa e usar até na mesa do trabalho!

5. Luminária de barbante



A maior parte da composição do barbante é de algodão e, por isso, ele é considerado um material sustentável.

Que tal deixar o ambiente mais iluminado e mais elegante com uma luminária de barbante? Com apenas três materiais você pode fazer uma linda luminária e colocá-la em qualquer ambiente.

6. Decorações com canos de PVC

(Foto: Reprodução/Pinterest)

Além de serem 100% recicláveis, os canos de PVC são leves, fáceis de manusear e se tornam bem resistentes quando conectados corretamente.

Com eles você pode fazer sapateiras, araras e até estantes. O importante é garantir que tenham estabilidade e firmeza de acordo com o fim que você dará pra eles. No site Tu Organizas, você pode ter algumas ideias bem bacanas de como usar aqueles canos velhos guardados no quartinho de bagunça.

7. Organizadores com latinhas de alumínio

(Foto: Reprodução/Pinterest)

Você sempre joga fora as latas de alumínio depois de consumir os alimentos? Que tal usá-las para deixar o ambiente mais organizado e mais espaçoso? Além de reduzir o descarte de latas, você pode deixar o ambiente mais colorido e visualmente limpo.

Você pode pintar as latas com tinta acrílica ou esmalte deixando-as brilhantes ou foscas, como quiser. Além disso, pode usar papéis adesivos para dar acabamento e identificá-las. Tome cuidado, apenas, para que não fiquem em locais muito úmidos, pois enferrujam se mal cuidadas.

8. Móbiles de Papel

(Foto: Reprodução/Pinterest)
Quer melhorar sua decoração gastando pouco e, finalmente, dar um fim àquelas revistas e jornais antigos? Os móbiles de papel são ideais para isso. Por serem leves podem ser pendurados em lâmpadas, janelas, batentes de porta e onde mais você quiser. Eles preenchem aqueles espaços que parecem estar desertos. Você pode usar cartolinas, papel pardo, sulfite e até papel crepom. Deixe a imaginação tomar conta e dê nova vida aos papéis antigos!

9. Guirlandas natalinas com miolo de papel higiênico e filtro de café usado


O Natal está próximo! Você já pensou em fazer uma decoração diferente esse ano? Essas guirlandas vão deixar sua árvore de natal mais elegante e com aspecto mais limpo. Se a árvore for branca, o efeito fica melhor ainda!

Você pode colocá-la na porta de casa e até pendurar no batente da porta. A vantagem é que se não quiser guardá-la, pode descartá-la na coleta seletiva e começar o ano com a consciência tranquila.

Gostou das dicas? Agora é só juntar os materiais e mãos à obra!


Comente com o Facebook: