7 animações para aprender sobre o Meio Ambiente

Confira alguns filmes que tem como tema central o meio ambiente. Para assistir e aprender 




Não é de hoje que o cinema usa histórias reais para produções cinematográficas que num instante podem virar sucesso de bilheteria e transmitir uma mensagem para o público.

1- A era do gelo

Imagem: Divulgação

Uma aventura que vai muito além da diversão, “ A era do gelo” tem como personagens alguns animais que já foram extintos ou não, como mamutes, preguiças, tigre dente-de-sabre, gambás e muitos outros que vão aparecendo nas próximas sequências do filme. Com muita criatividade e diversão, assuntos como aquecimento global, extinção de espécies e mudanças climáticas são temas centrais dessa aventura, que a partir da luta dos animais pela sobrevivência nos faz refletir sobre a situação ecológica vivida atualmente.

2- Procurando Nemo

Imagem: Divulgação


Nesse filme, há uma apresentação do ecossistema marinho a partir da aventura de um peixe-palhaço, o Nemo, que capturado por um pescador vai parar em um aquário, fazendo com que seu pai saia numa busca incessante atrás de seu filho desbravando o Oceano com a ajuda de outros animais marinhos até encontrá-lo. O filme além de mostrar a biodiversidade marinha, ainda faz uma crítica à poluição dos mares.

LEIA TAMBÉM:
 

3- Wall-E

Imagem: Divulgação

“É necessário reduzir a produção de lixo no mundo”, essa é a grande mensagem que o filme traz. Em um futuro distante, a Terra está totalmente inabitável e devastada, o motivo? A produção desenfreada de lixo, e cabe a um robô (Wall-E) limpar e organizar toda a bagunça deixada pelos seres humanos, enquanto estes vivem em um cruzeiro espacial. Uma bela reflexão sobre quais rumos estamos tomando acerca da poluição cada vez mais gritante no nosso planeta.

4- Bee movie: a história de uma abelha

Imagem: Divulgação

Uma abelha muito corajosa (Berry Benson) é a protagonista desta história que nos mostra como funciona a sua sociedade totalmente harmônica, na qual cada um exerce uma função e todos trabalham juntos para o bem comum: a colmeia. Nele, há uma crítica a apicultura, uma vez que há uma crescente demanda do mel e a forma exploratória como as abelhas são tratadas visando o lucro. Uma história para todos refletirem sobre como as abelhas são importantes para o ecossistema e como devemos tratá-las com respeito.

LEIA TAMBÉM:


5- Mogli- o menino lobo

Imagem: Divulgação

O quinto filme da nossa lista é além de tudo, uma crítica ao consumo exacerbado da sociedade e a destruição da natureza, o bem mais precioso que temos. Mogli, criado por lobos da floresta faz amizades com diversos animais e nos mostra que além do “somente o necessário” temos que aprender a conviver com a natureza e tudo o que ela nos oferece.

6- Tarzan

Imagem: Divulgação

Criado na floresta por gorilas, o rei da selva, Tarzan, ao mesmo tempo em que nos mostra sua completa harmonia com a natureza a sua volta e prega a sua preservação, faz uma crítica à civilização que é representada pela chegada da tripulação, que de forma exploratória, busca retirar os recursos da floresta.

7- Os sem floresta

Imagem: Divulgação

É muito comum vermos uma área verde gigantesca num dia e no outro, a exploração dessa área para a construção de enormes prédios, casas, condomínios e por aí vai, essa é a história que a Dreamworks com engenhosa criatividade e diversão conseguiu criar. No filme, primavera chegou e os animais estão acordando quando de repente percebem que em seu habitat surgiu uma enorme cerca, as árvores estão sendo derrubadas, o barulho de máquinas e pessoas é assustadoramente alto e seu mais novo vizinho, é um grande e moderno condomínio.

A partir daí, a busca de animais por comida (nos lixos das casas, por exemplo) é por si só uma grande crítica a destruição da floresta, a degradação do meio ambiente, a exploração por parte do mercado imobiliário e muito mais. Produzido em 2005, mas com uma temática bastante atual, “Os sem floresta”, apresenta questões cruciais para se pensar sobre desmatamento, poluição, degradação, lixo e claro, para repensarmos o que estamos fazendo com a nossa única casa: a Terra.


Comente com o Facebook: