Empresa júnior da Unesp de Bauru incentiva o plantio de mudas nativas no campus

Evento Plantare levou alunos da universidade a ter um contato mais direto com o meio ambiente




(Foto: João Paulo Fernandes)

Diante da alarmante situação de descaso humano com o planeta, o desmatamento desenfreado e a falta de respeito com a fauna e flora ao redor do mundo, algumas iniciativas ainda procuram ser parte da solução para um mundo mais sustentável.

A empresa Lótus Jr, regida pelos alunos da graduação do curso de Ciências Biológicas da Unesp Bauru é um exemplo da busca por transformações e melhorias no que se trata da atual realidade sócio ambiental.

“O objetivo é tentar engajar as pessoas a terem uma consciência ambiental. A Lótus Jr tem tentado promover projetos de educação ambiental e reflorestamento, tanto dentro quanto fora do campus da universidade, produzindo também material didático e mudas”, explica Pietro Tavares, aluno do curso de Ciências Biológicas e vice-presidente da Lótus Jr

Especializada na área ambiental, social e educacional, a empresa trabalha com palestras, cursos, consultoria, levantamento e identificação da fauna e flora. Além disso, realiza eventos que buscam promover o contato com o meio ambiente de forma sustentável, como foi o “Plantare”.

Instrumentos como enxadas e luvas adequadas para o plantio foram disponibilizadas durante o evento (Foto: João Paulo Fernandes)

O evento Plantare


O evento foi realizado no dia 15 de dezembro e contou com a colaboração de todos os alunos do campus que quisessem comparecer e ajudar. O apoio e incentivo das diretorias da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação também foi essencial para o desenvolvimento do projeto. O evento também contou com a colaboração dos jardineiros da Unesp, que trabalharam durante dois dias para que as covas ficassem prontas para receber as 150 mudas de espécies nativas do cerrado.

Covas preparadas para receberam as mudas nativas plantadas durante o evento (Foto: João Paulo Fernandes)

“Achei que foi uma iniciativa bem bacana. Sou aluna de Biologia e, durante toda a graduação, nunca havia participado de algo semelhante. A ideia de se plantar espécies nativas do Cerrado é muito interessante, visto que Bauru encontra-se nesse bioma. De maneira geral, o evento Plantare foi muito proveitoso, pois foi uma iniciativa da Lótus - empresa Júnior da Biologia - e contou com a participação dos próprios alunos do curso. Espero que haja mais ações como essa e que os demais alunos do campus, não apenas do curso de Biologia, participem”, comenta Laysla Leite, aluna do curso de Biologia na Unesp.

Os voluntários foram orientados pela equipe da Lótus Jr (Foto: Rhaida Bavia)


Doadas pela Unesp de Jaboticabal, mudas de angico, cabreúva, capixingui, copaíba, embiruçu, ingá, ipê amarelo, ipê felpudo, ipê verde, jatobá e veludinha foram distribuídas, conforme as orientações dos membros da empresa júnior, na parte de trás do Anfiteatro Guilherme R. Ferraz, o “Guilhermão”, durante a manhã do evento.

Mudas prontas para serem plantadas (Foto: João Paulo Fernandes)

“Achei a realização do evento uma iniciativa muito importante. Acredito que o contato direto com o meio ambiente sensibiliza e aproxima as pessoas da natureza. Fazer a pessoa colocar a mão na terra, cavar o buraco, colocar a muda dentro e ter todo esse trabalho faz com que ela perceba a dificuldade que é manter uma planta viva. Aguça a percepção de que aquilo também é um ser vivo e também precisa de cuidados” comenta João Paulo Fernandes, aluno do curso de Jornalismo.

Alunos voluntários realizando o plantio (Fotos: Rhaida Bavia)



Para conhecer melhor a Lótus Jr e participar dos próximos eventos, basta curtir a página da empresa no Facebook ou acessar o site.


LEIA TAMBÉM:


Comente com o Facebook: