O que é PH da água e qual a sua função

Pra quê serve o PH da água?

como é medido o Ph da água
(Fonte: Benefícios da Água Alcalina)


As letras pH são as iniciais de percentual Hidrogeniônico. A escala de pH varia de 1 a 14, sempre números positivos, e indica a concentração de íons H+ (hidrogênio) presentes na água.

Valores de pH menores que 7 representam caráter ácido, maiores que 7 representam caráter básico e igual a 7 representa caráter neutro. 

O pH da água indica, apenas, seu caráter baseado na concentração dos íons H+. Afinal, ácidos e bases propriamente ditos são espécies químicas com definições baseadas em conceitos bem mais complexos que simplesmente o valor do pH.

No Brasil, os Padrões de Potabilidade é determinado pela Portaria 2914 do Ministério da Saúde. Essa Portaria recomenda que o valor do pH da água destinada ao consumo humano e fornecida pela rede pública de abastecimento esteja entre 6.0 a 9.5 na escala de pH.

escala PH da água

No entanto, existem diversas empresas que comercializam águas em garrafões para bebedouros cujo pH é inferior a 6.0. Essa condição não deixa nenhuma água “melhor” ou “pior” para a saúde humana, pois seu efeito sobre ela, baseado no pH, é nulo. 

Há algum tempo, houve uma certa movimentação nas redes sociais para promover os supostos benefícios para a saúde humana da chamada “água alcalina”, pois ela seria capaz de elevar o pH estomacal, combater gastrite e manter o pH do sangue alcalino.

O ambiente estomacal de uma pessoa normal tem pH na faixa de 2.5 a 3. Entretanto, não foram comprovadas melhorias efetivas em razão da “força” do ácido clorídrico do estômago. 

Leia mais: Águas termais são consideradas milagre de cura

O pH do sangue humano varia entre 7.35 e 7.45. O corpo humano tem mecanismos refinadíssimos para conseguir manter o pH do nosso sangue dentro dessa faixa, pois fora dela nossa saúde entraria em sério comprometimento.

Somente em casos de desregulação do organismo ou deficiência pancreática esse pH se altera. 


Edição: Maria Gabriela Zanotti


Comente com o Facebook: