Lacres viram cadeiras de rodas

Os lacres das suas latinhas de refrigerante, suco ou cerveja podem mudar vidas

lacres de latas
(Foto: StockSnap)

Você já pensou em se engajar em uma causa que é ao mesmo tempo social e ambiental? Para isso existem duas campanhas: Anéis Solidários e a Associação das Acácias. Ambas se baseiam na arrecadação de lacres de latas de alumínio que são vendidas a fundições de alumínios, recicladas e com o dinheiro são compradas cadeiras de rodas.

A campanha 


A campanha Anéis Solidários começou em 2010 com a colaboração da equipe da Marcon Indústria Metalúrgica. Existe um total de x postos de arrecadações distribuídos por Bauru e região. Na cidade de Bauru, os pontos de coletas são o Colégio Técnico Industrial Isaac Portal Roldan, Grêmio Estudantil Daniel Pacifico, Colégio São Francisco de Assis e a Câmara Municipal de Bauru.

lacre de lata
(Foto: manfredricther)

O vereador responsável pela arrecadação na Câmara Municipal de Bauru, Fábio Manfrinato, disse ser um braço da campanha.

Sou um apoiador do projeto. Me encarrego de receber as doações de anéis e encaminhar para a sede da ONG que fica em Marília

Fábio também nos contou que, desde que passou a participar da campanha, percebeu um aumento do número dos participantes.

Para saber mais sobre os postos de arrecadação da campanha Anéis Solidários basta acessar o link: http://aneissolidarios.org/postosdearrecadacao/

A participação das Universidades 


Já a Associação das Acácias é uma instituição formada por 25 senhoras cujo único objetivo é a filantropia. Seus principais parceiros são as atléticas da Universidade Estadual Paulista, UNESP. No ano passado, foi arrecadado 95kg de lacres que possibilitaram a compra de uma nova cadeira de rodas para os jogos esportivos da universidade, conhecido como InterUNESP. 

doação
Estudante da UNESP Bauru, doando lacres para campanha (Foto: Beatriz Bethlem)

Neste ano, as arrecadações de lacres continuam para o InterUNESP. Mesmo os jogos sendo em Bauru, todos os câmpus da universidade possuem pontos de coleta. Silvia Haidamus, responsável pela campanha, comentou que foi maravilhoso a mobilização da UNESP e ficou contente por ter sido contatada esse ano novamente.

Para que seja possível a compra de uma nova cadeira de rodas são necessárias no mínimo 140 garrafas PET cheias de lacres. A associação das Acácias já doou um total de oito cadeiras e possuem três no estoque.

lacre de lata
                                                                     (Foto: Erdmann-Crew) 

Como participar


Para participar e ajudar na mudança de vida de diversas pessoas basta pegar o lacre do seu refrigerante, suco ou cerveja e levar para um dos postos de arrecadação.

Edição: Mariane Borges


Comente com o Facebook: