Vestibular: 9 assuntos sobre meio ambiente que caem na prova

Confira temas ambientais que marcaram o ano e podem estar presentes no vestibular


sobre uma mesa, livros de diversas matérias empilhados com um computador conectado ao site do Impacto e um caderno escrito vestibular
Foto: Marcos Cardinalli/Impacto Ambiental

Claro ou com certeza que assuntos sobre meio ambiente estarão nas provas de vestibular? Para dar uma ajudinha nos estudos, listamos 9 questões que podem cair na sua prova! Você irá perceber que todos os assuntos estão relacionados, o que torna mais fácil a compreensão. Se liga!

1) Política Ambiental

Trump e Temer posando juntos durante jantar nos Estados Unidos
Foto: Vanessa Carvalho/folhapress

O assunto mais polêmico do ano - e que dá pano pra manga para as demais questões - pode até ser tema de redação! Eleito presidente dos EUA, Trump causou bastante já no primeiro ano de seu mandato. Disse não acreditar no Aquecimento Global e revogou ações da maior potência econômica, como a revisão do Plano de Energia Limpa, desenvolvido pelo seu antecessor, e a sua retirada do Acordo de Paris.

E o Brasil não ficou de fora das polêmicas ambientais! Extinção do Renca, PEC 65Novo Código Florestal, demarcação de terras indígenas, flexibilização do trabalho escravo, acordos políticos e corrupção, polêmicas com ministros, e por aí vai… Outro assunto que pode cair na prova é sobre o Horário de Verão!

2) Acordo Climático

Em julho deste ano, ocorreu a reunião da cúpula do G20 na Alemanha, que foi marcada por protestos. É muito importante estudar o que é o G20, sua história, seu papel e as principais questões discutidas nas reuniões. O que marcou esse ano foi a saída dos EUA do Acordo de Paris, que rege medidas de redução de emissão do dióxido de carbono em nível mundial. Vale também se aprofundar mais no assunto e entender sobre o Protocolo de Kyoto e a COP 21 e, além de Geopolítica, estudar Química e Física para aprender mais sobre os gases estufa, suas propriedades, estruturas e reações.


LEIA TAMBÉM:

3) Energia

carro à gasolina
Foto: Marcos Cardinalli/Impacto Ambiental

Com a saída dos EUA do Acordo de Paris, Trump tem apoiado a exploração de fontes de energia suja, como petróleo, carvão e gás de xisto. Estude sobre o que são essas fontes de energia e procure compreender também a crise do petróleo e sua relação com os conflitos no Oriente Médio e África. Além disso, pesquise também sobre fontes limpas, principalmente a energia solar, que é o que está na moda. ;-) E não se esqueça das formulinhas de Energia em Física!

Clique aqui e descubra quais as principais fontes de energia!


LEIA TAMBÉM:

4) Crise migratória

Pegando carona com os conflitos no Oriente Médio e África, entenda mais sobre Primavera Árabe, situação na Síria, contexto das guerras mundiais, ataques terroristas, destruição de patrimônios importantes, a fuga de refugiados para Europa e a xenofobia. Vale refletir sobre migração e preconceito no Brasil também! Pode parecer que não, mas esse tema tem tudo a ver com meio ambiente!

DICA: Ouça o nosso podcast sobre a 'Crise dos Refugiados' e fique por dentro da discusão!

5) Catástrofes e fenômenos naturais

Parece que as catástrofes ambientais aumentaram, não é mesmo? Será que têm alguma relação com o aquecimento global? Reflita bastante sobre isso! Nos deparamos, recentemente, com os furacões que atingiram o Caribe e Estados Unidos. Mas você sabe como se formam esses fenômenos? Estude sobre as massas de ar, correntes marítimas, inversão térmica e tudo que puder sobre como funciona nosso planeta. Leia sobre El Niño e La Niña, aquecimento das águas marítimas, derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar. E não se esqueça dos vulcões, terremotos, tsunamis, placas tectônicas... Só não vai sofrer um abalo sísmico, heim!

6) Amazônia

imagem do clipe de Anitta em que a cantora está entre vitória-régias
Foto: reprodução/YouTube

Voltando à crise política no Brasil, a maior floresta do mundo, que foi até cenário de clipe da Anitta, pede socorro! Além da cantora, vários artistas se manifestaram em defesa da Amazônia.




Para ficar por dentro, leia sobre o Renca e a proposta dos governantes para extingui-lo. Também é legal fazer uma retrospectiva e se lembrar de quem foi Chico Mendes e de outros conflitos envolvendo áreas de preservação na Amazônia. Leia sobre o Novo Código Florestal, extrativismo e também sobre a flexibilização do trabalho escravo. E, pra você ver como tudo está ligado, reflita: qual a função da Amazônia para o clima global e qual o impacto do seu desmatamento?

7) Biomas

Pode até conferir nas provas anteriores… esse assunto sempre cai no vestibular! Além da Floresta Amazônica, você sabe quais são os demais biomas brasileiros? Não deixe de estudá-los e saber quais suas características. Pra ficar mais fera, é legal dar uma lida sobre os biomas internacionais mais conhecidos.

8) Questões indígenas

As lutas entre grandes proprietários de terra e povos indígenas são um assunto polêmico e que sempre está em alta, infelizmente. Para compreender essa situação é importante fazer uma análise crítica e refletir bastante. Faça muitas leituras sobre o tema. Leia notícias de diferentes fontes, artigos, colunas políticas e também estude História para compreender o contexto desses conflitos.


DICAS DE LEITURAS:

9) Apropriação cultural

moça negra com turbante sorrindo
Foto: reprodução/Geledes

Muito se tem falado sobre apropriação cultural e é uma das principais apostas para redação. Mas você realmente sabe o que é isso? Para ter uma visão crítica sobre o assunto, leia muito, mas muito mesmo, sobre o assunto. Estude sobre preconceito e racismo na História, escravidão, xenofobia. Converse com pessoas que fazem parte de movimentos sociais e pegue referências. Para se dar bem no seu texto - e também na vida -, saiba o que é local de fala, identidade, representatividade e esteja por dentro das discussões.


LEIA TAMBÉM:


Comente com o Facebook: