Ciro Gomes e a busca por um desenvolvimento sustentável

Em sua carreira política, o candidato à presidência pelo PDT já criou e participou de diversas iniciativas, prezando uma união do progresso com o meio ambiente

C:\Users\Usuario\Desktop\presidenciavel-ciro-gomes.jpg
Candidato à presidência pela terceira vez, Ciro buscará conciliar o desenvolvimento e o meio ambiente. Foto: Julio Zerbatto



Nas últimas pesquisas de intenção de voto, Ciro Gomes vem ganhando grande popularidade. Quem apenas seria um “azarão” na corrida presidencial, tem se tornando uma possível opção de voto para um bom grupo de eleitores.

Isso se deve ao cenário político atual,  com a incerteza petista e um “mito” visto por muitos como uma grande ameaça para o futuro do país..

Mas afinal, quem é Ciro Gomes?

Nascido em Pindamonhangaba, mas trilhando grande parte de sua carreira política no Ceará, Ciro já ocupou grandes cargos políticos, desde Governador do Ceará à deputado estadual e federal do estado. Vale lembrar também que ele já foi Ministro da Integração Nacional no primeiro governo de Lula.
Entretanto, essa não é a primeira vez que Ciro se candidata à presidência do Brasil. Nas eleições de 1998 e de 2002 ele também concorreu, mas não conseguiu chegar ao segundo turno em nenhuma das oportunidades.
Um dos primeiros marcos da carreira de Ciro foi a fundação da primeira comissão do meio ambiente em uma assembleia legislativa no Ceará, no ano de 1972. Além disso, ele também criou a Apa de Jericoacoara (que já foi uma área de proteção ambiental e atualmente é um Parque nacional).
O candidato é um dos poucos que, em seu plano de governo, dedica uma sessão completa focada em propostas para um desenvolvimento sustentável.
Vamos conferir agora algumas dessas medidas que o presidenciável pretende tomar caso seja eleito:
  • Operacionalização de ações para implementar as metas climáticas, de redução da emissão dos gases estufas
O presidenciável pretende colocar em prática o Acordo de Paris, que visa reduzir a emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa). Essa não é a primeira vez que Ciro se mostra a favor de medidas que diminuam os impactos negativos ao meio ambiente, contribuindo com um desenvolvimento social que seja sustentável. Exemplo disso é seu posicionamento a favor dos biocombustíveis e de fontes de energias renováveis.  
Em 2002, quando disputou a presidência pela segunda vez, seu plano de governo já apoiava a substituição de combustíveis pelo álcool. Em seu plano atual, também se mostra um defensor de energias limpas, como a eólica e a solar.
Lembrando que em seu passado, quando era Ministro do governo Lula, Ciro foi responsável pela usina de Belo Monte e a transposição do Rio São Francisco, que foram duas grandes polêmicas de caráter ambiental na época. Polêmicas que, inclusive, bateram de frente com a então ministra do meio ambiente e atual candidata à presidência Marina Silva.
  • Desenvolvimento de defensivos agrícolas específicos de menor conteúdo tóxico para as pessoas e o meio ambiente

O candidato do PTD vê o setor agrícola como a principal forma de sustento da economia brasileira. Uma das preocupações do presidenciável nesse setor é com os agrotóxicos, que, além de afetar a saúde humana, causa um impacto negativo no meio ambiente.
Além disso, em diversos momentos, Ciro deixou claro o seu posicionamento a respeito do agronegócio, alegando que, se o modelo atual não for mudado, cada vez mais os danos ambientais serão irreparáveis. Ele também defende uma mudança no sistema de consumo, que deve focar em um custo ambiental e não no preço de custo do produto.

  • Estímulo ao desenvolvimento de ecossistemas de inovação sustentável
Ciro pretende, com essa proposta, investir em produtos, empresas e projetos de pesquisa que prezam por um desenvolvimento sustentável e apresentem grandes inovações na área. Outra questão que a mesma medida inclui, é a taxação à produção ilegal, impedindo que haja uma piora nas condições ambientais.


Em uma mistura de controvérsias ambientais, mas, ainda assim, visando a tentativa de um desenvolvimento sustentável, Ciro tem um plano para o meio ambiente em seu possível governo. Mas será que outros candidatos terão?
O próxima plano de governo que iremos abordar será o do candidato Eymael. Fique de olho!


Editora: Beatriz Bethlem



Comente com o Facebook: