Redações 3º C



Como causar impacto ambiental

Nome: Ana Laura dos Santos Gomes

Impactos ambientais e as consequências negativas geradas ao meio ambiente, originarias de ações humanas. Com estas ações podem se provocar diversos tipos de degradação ambiental no solo, na água e na vegetação.

Desta forma, podemos dizer que o impacto ambiental surgiu a partir da evolução humana. No início o homem tinha certa submissão ao meio ambiente, mas com o passar do tempo ele descobriu o fogo, em seguida passou a cultivar elementos, a criar animais e de acordo com suas atividades, o impacto ambiental foi aumentando gradativamente.

As consequências do impacto ambiental são diversas como: a diminuição da biodiversidade, a erosão, a inversão térmica, as lhas de calor, o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio, as chuvas ácidas e mudanças climáticas.

Como podemos diminuir o impacto ambiental? Entre as principais medidas que podem ser tomadas para diminuir o impacto ambiental, criação de leis que garantam a preservação do meio ambiente e o uso consciente dos recursos naturais.


Sociedade e o Ambiente

Nome: Beatriz Prado Cervantes

O impacto ambiental surge a partir do momento em que o povo da nossa cidade, Bauru, e demais, realizam atividades que possam agredir a saúde e o bem-estar da população.

A maioria das vezes elas tem um péssimo resultado e a minoria é boa, mas é bem pouco provável.

Os pontos negativos da nossa cidade é o número que só vem crescendo de desmatamento e do grande número de automóveis que circulam em Bauru. E o uso em excesso está nos afundando a cada dia mais.

O ideal seria que o impacto positivo aumentasse, o povo bauruense preservasse e ajudasse as áreas de proteção ambiental, ajudar na limpeza da cidade (jogando o lixo no lixo) e cuidando dos animais.

Se todos usassem mais a consciência e fizessem o certo, Bauru iria ser uma cidade melhor, mais viva e cheia de impactos positivos.


Meio ambiente em xeque

Nome: Camila Martins de Godoy

Em agosto de 2018 a cidade de Bauru recebeu o primeiro ônibus 100% elétrico, sendo uma das poucas cidades a receber essa tecnologia sustentável no transporte público. Dessa maneira, causando discussões de como diminuir os efeitos causados pelo homem no meio ambiente e na vida da população. Nesse sentido, convém analisar os elementos dessa problemática.

Segundo os últimos dados, 40 quilos de plástico são descartados por cada família brasileira em média por ano. Sendo uma das causas principais da morte de animais marinhos e poluição da água, colocando em risco a saúde humana, mas também, pela razão da liberação de componentes de plástico, que vão para o organismo humano, podendo gerar doenças graves.

A chuva ácida é consequência da quantidade exagerada da queima de combustíveis fósseis liberado na atmosfera, provocando a destruição vegetal e acidificação dos solos e da água. Os transportes são os que mais consomem combustíveis fósseis, uma solução para esses problema é a ampliação de transportes sustentáveis e mais limpos.

É inadiável, portanto, a necessidade de tomada de medidas que protejam o meio ambiente e a vida humana em Bauru. Com isso, o governo municipal deve investir em transportes públicos sustentáveis e também na ampliação de ciclovias em toda cidade. Ademais, a mídia deve disseminar as consequências do plástico no meio ambiente e na vida humana. Desse modo, o intuito de tal medida é a análise das carências em cada ambiente social e, posteriormente, erradicação do impasse, com a finalidade de conscientizar a sociedade e preservar o meio ambiente para geração futura bauruense.


Causas Ambientais

Nome: Giovana Garcia Ruis e João Vitor Pacheco

Convivemos diariamente com as consequências ambientais de toda nossa cidade. Desmatamento, queimadas, jogar lixo em lugares inapropriados.

É através da natureza que o homem tira a matéria-prima. No começo era para se manter vivo, sobrevivência, mas atualmente, os produtos são retirados da natureza de forma irreversível.

Em Bauru, um dos problemas principais é o tratamento de esgoto, isso não é só um problema ambiental mas sim social e de saúde pública. Infelizmente, saneamento não é prioridade no nosso país, o investimento do Brasil nessa área é baixo, cerca de 65% das obras realizadas estão paradas ou nem começaram, assim, acaba se tornando um problema de saúde pública, pois a falta de sistemas de esgoto nas cidades pode provocar doenças por meio hídrico.

Com isso, uma das soluções mais palpáveis é a despoluição de rios, que além disso, evita e identifica as causas da poluição.


Bauru sem limites

Nome: Jamilli Cristina Araujo dos Santos 

Em Bauru, um dos maiores problemas com o meio ambiente são os lixos nas ruas que acabam causando enchentes e o entupimento de bueiros. 

As pessoas reclamam tanto de das enchentes mas são elas que as causam, jogando lixo no lugar errado. 

Outro grande problema é a poluição no ar que os automóveis causam, pois Bauru é uma cidade grande e contém muitos veículos, e muitas pessoas. 

O meio ambiente está diretamente relacionado com o aumento crescente das áreas urbanas, o aumento de veículos automotivos, o uso irresponsável dos recursos, o consumo exagerado de bens materiais e a produção constante de lixo. 


Como causar impacto ambiental em bauru: Ações e consequências causadas pelos cidadãos

Nome: Juliana Rodrigues da Silva

Atualmente, nossa sociedade apresenta enorme porcentagem de desperdício. Mais um ano se passa e os problemas ambientais estão distantes de serem resolvidos, como por exemplo, a escassez de água no mundo, entre outros diversos problemas. Ainda há muito para se discutir e mudar no modo como consumimos.

Os impactos ambientais podem ser do tipo positivos ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente. um dos principais pontos negativos é a indústria do petróleo que causa impacto nos trabalhadores da indústria, que podem sofrer com explosões.

A mesma situação ocorre também na cidade de Bauru, lixos são jogados em bueiros e terrenos baldios, o desperdício de água. A ação mais comum é vermos o alagamento das avenidas mais conhecidas da cidade, isso acontece pela atitude dos moradores que jogam lixo nas ruas.

Outro costume dos moradores são as queimadas. Normalmente é depositado lixo em terrenos onde são queimados, causando grande poluição, e também, o descarte de dejetos nos rios. Temos como exemplo o rio Bauru, onde o odor forte predomina.

E o que podemos fazer para prevenir esses impactos? Há várias maneiras, atualmente, temos diversas opções, o mais difícil é mudar esse hábito que vem cada dia mais crescendo.

Devemos ensinar as crianças desde cedo a como cuidar do nosso meio ambiente e a como preservá-lo, assim, o nosso planeta estará em boas mãos.


Como causar impacto ambiental em Bauru

Nome: Kattlyn Louisie Fernandes

Muito se têm discutido a respeito do meio ambiente e dos produtos que o prejudica. As pessoas estão cada vez mais conscientes e estão buscando formas para mudá-lo, dando fim aos prejuízos.

Nas redes sociais, aumentou-se lojas onlines para divulgar e vender produtos ecológicos, que não prejudicam a saúde da terra e dos seres vivos, e também, para fazer movimentos contra produtos descartáveis que demoram muito para se decompor.

Os canudos de plástico já teve seu julgamento; em várias cidades do estado de São Paulo, foi declarada a proibição desse inimigo dos animais marinhos, mas têm-se visto que muitos estabelecimentos ainda fazem uso dos canudos.

Em Bauru, foi colocado dois ônibus elétricos para os cidadãos se adaptarem à nova forma de vida ecológica.

Portanto, a conscientização contra os descartáveis é de extrema importância. Logo, a substituição dos ônibus elétricos resolverá grande parte do problema, mas também, as propagandas são outras formas de influenciar a todos na cidade sobre a importância do impacto ambiental para mudarem o seu modo de vida.


Qualidade de vida em diversos ambientes

Nome: Leonardo Felipe Maia Couto

Em se tratando de como causar impacto ambiental em Bauru, temos que observar as necessidades que abrangem a cidade e a maneira em que as pessoas podem se familiarizar com tal causa.

Uma das maneiras possíveis de informar a necessidade que a natureza precisa é demonstrar os impactos que causam em seu ambiente familiar.

Como em um ambiente familiar, que precisamos para uma melhor convivência, esteja organizado, limpo, higienizado e que os alimentos sejam de qualidade e cheio de vitaminas.

A natureza necessita dessas mesmas regalias, como um ambiente organizado e limpo, com terras férteis e cheias de nutrientes.


Nome: Sara Jacques Barbosa 

As coisas mais causadoras do impacto ambiental no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas. Os impactos ambientais afetam o planeta de várias formas e podem fazer estragos irreparáveis.

Consequências:

• Alterações climáticas

• Extinção de espécies e habitats

• Aumento do nível do mar

• Desaparecimento de rios

• Poluição do ar

• Diminuição da qualidade de vida

A retirada de áreas verdes para abrir espaço para a construção de prédios, casas, etc, causa o aumento da poluição atmosférica. O crescimento rápido e desgovernado das cidades gera gravas consequências para rios.

Melhoras:

• Replantio de floresta em áreas desmatadas

• Economia de água


Impacto ambiental e problemas causados por ele

Nome: Thalia Alexandre Lima

O impacto ambiental, nada mais é do que a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade do ser humano. Atualmente, o mundo vem enfrentando fortes sinais desse impacto ambiental, o homem está revendo seus conceitos sobre a natureza. Com a conscientização da humanidade, está gerando novos pensamentos e determinando novos tipos de comportamento e exigindo novas providências em relação aos recursos do meio ambiente.

Qualquer atividade humana é capaz de produzir alterações no meio ambiente, dentre elas está a poluição plástica e o desmatamento. Em Bauru, podemos ver que tem bastante casos de poluição plástica, ou seja, a sociedade não respeita o único meio de prevenção que é não jogar lixo em rios ou até mesmo nas ruas.

Vemos muitos casos em Bauru, dizendo que as pessoas não respeitam o meio ambiente e que preferem jogar seu lixo no chão em vez de se dirigirem até uma lata de lixo. Tendo como visão isso, podemos afirmar que é possível sim haver impacto ambiental em Bauru.


Impacto Ambiental

Nome: Wellison Mateus 

A sociedade vem evoluindo e buscando novos meios de tecnologia e inovação, constantemente. Entretanto, ao passo que a evolução for meio da globalização, chega o consumismo e os diversos impactos causados por ele ganham mais espaço.

Uma das consequências imediatas da falta de sustentabilidade das empresas é o aumento de obsolescência rápida. Nesse sentido, por ser de curto prazo, os itens tornam-se sem utilidade mais rápido.

Além disso, a noção de sustentabilidade em uma sociedade altamente consumista ainda não foi plenamente alcançada. Isso ocorre, em grande parte, devido a falta de educação ambiental mais ampla, que possa demonstrar o quanto o consumo desenfreado pode gerar males ao meio ambiente.

Tais medidas ajudarão também a sociedade4 a ser menos consumista e a desenvolver uma educação ambiental efetiva, à medida que reduz seus desperdícios. Assim, será possível que o homem deixe de ser o lobo de si próprio e da natureza, para vira a ser o salvador desse bem que possui.

Edição: Equipe Impacto Ambiental