Semana Integrada do Meio Ambiente já tem data marcada

O Impacto Ambiental está fazendo uma parceria com um dos eventos mais importantes para o meio ambiente em Bauru


A SIMAB tem uma programação voltada para diversos públicos. Foto: SIMAB 2018/ Priscila Medeiros

Se você acompanha nosso site, já deve saber que Bauru realiza anualmente a Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMAB). (Se não viu, confira a cobertura do ano passado). A SIMAB é realizada em Bauru pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com instituições da cidade e já tem data para acontecer em 2019. A organização da semana vem acontecendo desde o início de abril, e a programação vai começar no dia 3 de junho.

A data escolhida tem uma razão. Dia 5 de junho é o dia mundial do Meio Ambiente, e várias instituições do mundo realizam ações em prol desse dia, como forma de conscientizar as pessoas. Em Bauru, isso também acontece, e a SIMAB é fruto disso: a semana surgiu de uma união entre as instituições preocupadas com o meio ambiente na cidade, e sua primeira edição foi em 2000.

A SIMAB tem o objetivo de promover a discussão sobre temas ambientais em pauta, envolvendo diversas esferas da sociedade, promovendo a educação ambiental e o debate sobre temas que envolvem o meio ambiente e a cidade de Bauru.

 Por isso, a programação é recheada de atividades, voltadas para escolas, idosos, crianças e a população da cidade.  As atividades são organizadas pela Secretaria  do Meio Ambiente com as instituições parceiras. A novidade é que esse ano o Impacto Ambiental também está envolvido, e a cobertura das atividades será feitas nas nossas redes sociais.

 A programação envolve atividades como visita monitorada ao Centro de Educação Ambiental, ao zoológico Municipal, contação de histórias para o público infantil e aula de cozinha sustentável. O público poderá aprender sobre o tratamento de água, desperdício em restaurantes universitários, e várias outras coisas. A abertura oficial será na noite do dia 3, no Anfiteatro do da Unesp- Faac.

Uma das atividades é a inauguração do Programa Gestão Ambiental Horto Florestal, no dia 5. estado. O Programa será apresentado às coordenadoras pedagógicas e vice-diretoras da rede municipal como mais uma opção de espaço para desenvolver atividades ligadas à questão ambiental no município, e um local de Lazer e Ecoturismo, com o intuito de trabalhar a formação de novas atitudes e novos valores. (Confira nossa matéria sobre o Horto Florestal)

Além das atividades, a Semana tem a proposta de discutir um tema. Esse ano é “Cidade Sustentável: Bauru mais verde e mais azul”. O tema está dentro do que se discute em gestão sustentável, que significa adotar políticas públicas e cidadãs para que a cidade .

Gilda Scalfi, coordenadora da SIMAB, na organização da Feira Ambiental. Foto: Bruna Tastelli/Impacto Ambiental


 Mas o que é uma cidade sustentável?
Uma cidade sustentável é planejada pensando em formas de melhorar a qualidade de vida dos moradores, colocando a preocupação com o meio ambiente como uma das prioridades. Nós conversamos com a Gilda Scalfi, que é coordenadora da SIMAB,  e contou mais sobre o tema:


O que significa cidade sustentável?

Quando falamos de Cidade Sustentável estamos pensando em um contexto geral tanto em desenvolvimento econômico e  conservação ambiental quanto em consumo consciente, pois temos que refletir como um  indivíduo deve seguir dentro de um universo amplo de uma sociedade.

Como vocês vão explorar esse tema na semana?

O tema será voltado a um contexto geral visto que Cidade Sustentável atinge a proteção da biodiversidade, lixo, reciclagem, consumo consciente, uso racional da água, arborização urbana, agricultura sustentável, resíduos no geral, consumo consciente de energia. É bem amplo, mas todos esses sentidos acima buscam uma reflexão: o que eu tenho feito em prol da construção de um município mais sustentável?

Como a semana conscientiza a população sobre cidades sustentáveis?

A população tem uma semana de ampla discussão em várias entidades que visa mostrar formas simples de contribuir para o desenvolvimento sustentável

A cidade de Bauru pode ser considerada uma cidade sustentável?

Ela vem trabalhando em busca da sustentabilidade. A prova disto é que Bauru foi certificada pela primeira vez no ano de 2018 pelo Programa Estadual Município VerdeAzul.

A Programação já está disponível e as inscrições estão abertas até o dia 13 de junho, pelo link 


Edição: Rebeca Almeida

0 comentários:

Postar um comentário