Você sabe o que são os ODS?

Aprenda o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e porque eles foram instituídos



A ONU formulou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como um apelo global para proteger o planeta e a vida terrestre. Eles propõem metas socioambientais a serem atingidas até o ano de 2030 e que são responsabilidade de todos - governos, instituições públicas, empresas privadas, ONGs, universidades e sociedade civil.

Mas os ODS não foram elaborados do nada, a partir de um desejo das Nações Unidas de salvar o mundo. Foram décadas de discussão, pesquisa e reuniões, envolvendo governos, sociedades e instituições - além de diversas tentativas para reverter os modelos de produção e consumo - para que a ONU chegasse ao que conhecemos hoje como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.




Para conhecê-los profundamente e entender seu real propósito e importância, é preciso nos lembrarmos de alguns fatos históricos que nossos professores abordaram no ensino fundamental e médio, além de recentes discussões mundiais que pautaram os noticiários. Vamos recordar?

Contexto Histórico

Para ajudar na compreensão, observe a linha do tempo abaixo. Ela mostra as ações e iniciativas da ONU em prol do meio ambiente e das pessoas ao longo dos anos. A História mostra a evolução das discussões e do entendimento mundial sobre o que é necessário para garantirmos o futuro do planeta e da sociedade como os conhecemos.


Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Ao todo, são 17 ODS, que dividem diversas metas discutidas e negociadas pelas lideranças mundiais em diferentes abordagens. Contudo, todos eles são integrados e indivisíveis, equilibrando as três dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental.

Enquanto seus antecessores, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, eram voltados principalmente para os governos dos países desenvolvidos, os ODS são metas propostas para todas as nações, governos, sociedades, empresas privadas e públicas, universidades, instituições, ONGs e pessoas físicas.


  • ODS 1 - Erradicação da pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  • ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
  • ODS 3 - Saúde e bem-estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  • ODS 4 - Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • ODS 5 - Igualdade de gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  • ODS 6 - Água limpa e saneamento: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  • ODS 7 - Energia limpa e acessível: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
  • ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
  • ODS 9 - Inovação infraestrutura: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  • ODS 10 - Redução das desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
  • ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • ODS 12 - Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  • ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
  • ODS 14 - Vida na água: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • ODS 15 - Vida terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
  • ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • ODS 17 - Parcerias e meios de implementação: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Hoje, o conceito de sustentabilidade evoluiu, assimiliando importantes e atuais temas que antes não eram muito discutidos, como diversidade e equidade de gênero.

Para saber mais sobre cada um dos ODS e quais as suas metas, dados e informações, acesse o site oficial das Nações Unidas, em português.

0 comentários:

Postar um comentário