Saiba mais sobre o projeto Cidade Limpa Bauru

A organização tem como objetivo priorizar o meio ambiente e a saúde pública com a colaboração da prefeitura municipal.

Logo do projeto que também está presente em diversas cidades do interior de São Paulo. (Foto: Reprodução/Inaugurando em Bauru
O projeto Cidade Limpa é um mutirão de limpeza promovido na cidade para recolher resíduos que podem ser reaproveitados ou não. O projeto é de iniciativa da TV Tem e conta com a parceria da Prefeitura Municipal. Em Bauru, o projeto já é realizado há 10 anos.

Segundo dados da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bauru, em 2018 foi recolhido 2,338 toneladas de entulho, enquanto em 2019 foi recolhido 1.579,55 toneladas de lixo. O projeto atende residências e terrenos baldios que tenham objetos que possam reter água

Para participar, a população deve colocar os materiais descartáveis na calçada às 7 horas da manhã. É o dia que a população é livre para mandar embora o lixo acumulado, já que sofás, armários, colchões, pneus e guarda-roupas podem ser levados na coleta.

Para a mão de obra, caminhões e maquinários são fornecidos pela Prefeitura e empresas parceiras, assim grande parte do município de Bauru é atendido assim como distrito de Tibiriçá. 

Um fato que chama atenção é a quantidade de material acumulado dentro das casas. A funcionária da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), Gilda Scalfi observa “a população ainda vê o projeto somente como limpeza e o processo de conscientização é demorado”. Mas aos poucos, com projetos como este a população tem está se conscientizando sobre os perigos de ter lixo acumulado em casa.

Os funcionários passam pelas ruas recolhendo resíduos na parte da manhã. (Foto: Reprodução/Ricardo Ursulino - Prefeitura Municipal)

Um dos problemas causados pelo acúmulo excessivo de entulho é o aparecimento de animais indesejados como ratos, baratas, escorpiões, cobras e insetos, e do mosquito da dengue. Pneus descartados em terrenos baldios por exemplo também são perigo para a saúde pública. Pensando nisso, a Prefeitura criou um aplicativo: 
Ele se chama “Limpeza pra valer” e tem como objetivo apontar terrenos e calçadas sujas. As denúncias são feitas pelo próprios moradores da cidade e funciona da seguinte forma:

1) Acesse o link: app.bauru.sp.gov.br;
2) Clique na opção “ Limpeza de terrenos”;
3) Digite o endereço do imóvel a ser denunciado;
4) Preencha seus dados pessoais - existe a opção de manter os dados em sigilo;
5) Insira as fotos do terreno ou calçada;
6)Guarde as informações preenchidas e anote o número do protocolo para acompanhar o pedido.

A interface do aplicativo ajuda o usuário a se informar em como fazer consultas e denúncias. (Foto: Reprodução//Social Bauru)


Outra medida tomada foi o projeto de Lei, enviado à Câmara pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta, que autoriza o poder público a limpar terrenos no qual os donos que não foram limpos mesmo sendo notificados. A medida é para garantir a saúde pública. Se a Prefeitura precisar realizar o serviço, a limpeza será cobrada do dono e sujeito a multa no valor de R$ 5,00 por metro quadrado.
Todos os resíduos recolhidos pelo projeto são destinados para lugares adequados para o tipo de lixo: o que é reciclável, será reciclado. Por fim, há também empresas específicas que reaproveitam materiais mais difíceis, como pneus. O projeto acontece anualmente e sua programação é feita no início do ano, então fique ligado nos portais da Prefeitura a partir de janeiro

Relacionados:




Edição: Letícia Alves






0 comentários:

Postar um comentário