Como ter um Dia dos Namorados mais ecológico

Venha conferir algumas dicas de presentes criativos e sustentáveis para o parceiro


Arte: Vitória Menezes

A palavra “quarentena” não costuma aparecer associada ao Dia dos Namorados, mas, devido à COVID-19, muitas datas comemorativas tiveram de se reinventar. Já que os namorados terão de achar novas formas criativas e baratas de se presentear, por que não presentear o meio ambiente também?

Shampoo em barra

Os shampoos em barra são veganos e livres de crueldade animal. Foto: BigStock

Em média, uma barra de shampoo dura duas ou três vezes mais do que a versão líquida, economizando, assim, dinheiro e idas ao mercado. Além disso, muitos desses shampoos estão cheios de conservantes e produtos químicos que removem óleos naturais do cabelo e deixam a sensação de ressecamento no couro cabeludo, diferentemente do em barra, que contém óleos essenciais e ingredientes naturais.

Onde encontrar:
www.usebob.com.br
www.nstore.eco.br
www.belezadocampo.com.br


Roupas que não agridem o meio ambiente

Modelo usando macacão eco-friendly. Foto: Conceitoada/Divulgação

Você sabia que a indústria da moda está em segundo lugar no ranking das mais poluentes? Por exemplo, o poliéster, fibra sintética de maior uso na indústria têxtil, requer, não apenas 70 milhões de barris de petróleo todos os anos para ser produzido, como também demora mais de 200 anos para se decompor.

Que tal uma roupa que não prejudica o meio ambiente? Aposte em marcas que usam fibras naturais: algodão orgânico, saquinhos de retalhos de tecido e, até mesmo, o poliéster de garrafas PET recicladas.

Onde encontrar:
https://www.levithai.com.br/
https://giocondaclothing.co/
https://conceitoada.com/


Papel Semente

Conceito de "podemos semear vidas através da reciclagem de papel". Foto: Colégio Nossa Senhora da Glória

O papel semente é um meio termo entre mandar um cartão e um buquê de flores. O seu envio evita o gasto de água na produção de cartões de papel e a emissão de carbono pelos cortes de rosas. Esse cartão vegetal pode, ainda, ser, depois de lido, cortado, plantado e regado.

As sementes do cartão vão germinar e transformar aquele presente em uma mudinha de flor, hortaliça ou erva. Para isso, basta fazer o pedido no site especificando o tamanho, a cor, os dizeres e o tipo de semente do cartão.Você pode encontrar aqui.

Para quem mora junto

Para aqueles que moram com o parceiro, o desafio está em inovar a convivência diária. A plataforma Pinterest foi utilizada como referência de inspiração para o Dia dos Namorados. As buscas por “Encontros no quintal e sacada” aumentaram cinco vezes, quando comparadas com períodos normais. Alguns foram atrás de ideias para jantares românticos, os posts de como fazer comida japonesa em casa aumentaram em 75% dos views.

O Pinterest também possui uma grande concentração de diy (do-it-yourself em inglês), o faça você mesmo. E o que é mais ecológico e romântico do que reutilizar objetos para criar presentes únicos? Desde lâmpadas queimadas cheias de bilhetinhos, até aquele cubo mágico com fotos do casal no lugar das cores. O importante é evitar o consumo reutilizando aquilo que estiver à mão.

Gostou das dicas e quer saber mais? Conheça um pouco sobre o sexo eco-friendly. O jornal Impacto Ambiental deseja um ótimo dia dos namorados a todos, respeitando o distanciamento social.

Edição: Anna Araia

0 comentários:

Postar um comentário