Conheça 5 celebridades internacionais que lutam pelo meio ambiente

Além de DiCaprio, confira mais famosos que são parceiros da natureza

A imagem mostra uma colagem de Edward Norton e Jane Fonda. Norton está com a mão estendida com os dizeres "A sustainble future". Fonda segura um cartaz com os dizeres "No new fossil fuels".
Por estarem na mídia, muitos famosos aproveitam a visibilidade para se posicionarem. Arte: Ynara Trindade


Por Caio Machado

Com o aumento do desmatamento e as recentes queimadas, o ator Leonardo DiCaprio está se manifestando contra à política atual do governo brasileiro em relação ao meio ambiente. No dia 9 de setembro, o astro e ativista ambiental compartilhou, em seu Twitter, um vídeo da campanha mundial “Defund Bolsonaro” (Corte o orçamento do Bolsonaro, em português), criada por ativistas brasileiros com o objetivo de alertar sobre o desmatamento na Amazônia.

Em resposta à publicação, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o governo federal está lançando o projeto de preservação “Adopt1Park”. Nele, qualquer pessoa ou empresa pode escolher 1 dos 132 parques da Amazônia e patrociná-lo a 10 euros por hectare ao ano. Em seguida, escreveu um tweet dizendo “Você vai colocar seu dinheiro onde sua boca está?”

Esta não foi a primeira vez que DiCaprio foi criticado pelo governo federal. O ator já foi acusado por Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, de fazer parte de uma “conspiração” comandada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Além disso, o presidente Jair Bolsonaro culpou o famoso como um dos responsáveis pelos incêndios na Amazônia. O ativista também foi convidado pelo vice-presidente Hamilton Mourão a fazer uma caminhada pela Amazônia para ver “como funcionam as coisas”.

Leonardo DiCaprio não é a única celebridade que usa sua influência para lutar pelas causas ambientais. 
Conheça outras:

1. Bono Vox


A imagem mostra o cantor Bono Vox acenando para a câmera. Ele é caucasiano, usa terno preto e um óculos roxo. Ele está sorrindo.
Bono é bem conhecido por seu trabalho como ativista. Foto: Philippe Wojazer/Reuters


O vocalista da banda U2 é co-fundador da The Rise Fund, fundo de investimentos que, dentre outras funções, oferece soluções para que empresas consigam alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.

Em 2011, durante a passagem do U2 no Brasil na série de shows da turnê 360°, Bono levou o Greenpeace para as apresentações da banda em São Paulo. A organização ambientalista esteve presente em um estande, que divulgava atividades e materiais sobre a preservação das florestas brasileiras aos milhares de fãs da banda. Na mesma época, o cantor também se encontrou com Dilma Rousseff, ainda presidente do Brasil, para expor sua preocupação em relação à reforma do Código Florestal discutida naquela época.

2. Cate Blanchett


A imagem mostra a atriz Cate Blanchett posando para a câmera. Ela é caucasiana, loira e usa um vestido bege com plumas. Ela está sorrindo.
Cate Blanchett é um dos principais nomes da causa ambientalista na Austrália, seu país natal. Foto: Joel C. Ryan/Invision/AP


Conhecida por seus papéis em “Carol” e “Thor Ragnarok”, Cate Blanchett é associada à Fundação Australiana de Conservação e assumiu o compromisso de reduzir sua pegada de carbono. Para isso, instalou painéis de energia solar em casa e diminuiu em 20% o consumo doméstico de água e luz.

Cate é uma das principais personalidades no comando da Hora do Planeta em Sydney, projeto que incentiva todos a apagarem as luzes de suas casas e empresas por uma hora, como forma de conscientização sobre as mudanças climáticas.

A atriz também participa de manifestações em defesa do meio ambiente e realiza doações para organizações defensoras da causa.

3. Mark Ruffalo


A imagem mostra o ator Mark Ruffalo em um protesto ambiental. Ele é caucasiano e veste uma jaqueta marrom, ele segura cartazes contra o fraturamento hidraúlico.
Mark Ruffalo em protesto contra o fraturamento hidráulico. Foto: Reuters/Andrew Burton


Famoso por interpretar o Hulk nos filmes da Marvel, Mark Ruffalo é um grande defensor do meio ambiente e usa de sua fama para atrair a atenção do público para a causa.

O ator é contra organismos geneticamente modificados e crítico ferrenho do processo de fraturamento hidráulico, que consiste em introduzir toneladas de água misturada com areia e produtos químicos no solo em alta pressão para quebrar a rocha, com o objetivo de liberar reservas de óleo natural e gás

Também chamada de fracking, essa técnica não é recomendada por ambientalistas, pois pode contaminar lençóis freáticos e causar vazamentos de gases, principalmente o metano, que provoca o efeito estufa.

Ruffalo também participa de protestos em defesa do meio ambiente e defende o Novo Acordo Verde.

4. Edward Norton


A imagem mostra o ator Edward Norton discursando num palanque. Ele é caucasiano, usa uma camiseta azul e segura um microfone.
O envolvimento de Norton com o ativismo é uma herança de família. Foto: WireImage/Getty Images


Lembrado por seu papel como protagonista em “Clube da Luta”, o ator é o embaixador da Organização das Nações Unidas para a biodiversidade desde 2010. Também é membro do conselho de um fundo pela conservação da vida selvagem, investe na preservação do Grand Canyon e patrocina ONG’s ambientalistas, como a Wilderness Society e a Earthjustice.

Seu envolvimento com causas ambientais é uma herança de família: o pai do ator também é ativista e atua pela conservação do meio ambiente.

5. Jane Fonda


A imagem mostra as atrizes Lily Tomlin e Jane Fonda gritando em um protesto. Elas são brancas e usam casacos de frio.
Jane Fonda, à direita, acompanhada da atriz Lily Tomlin (ambas protagonistas da série Grace and Frankie, da Netflix) em um dos protestos. Foto: Eva Hambach/Agence France-Presse - Getty Images


Aos 82 anos, Jane Fonda é uma das participantes do grupo ativista “Fire Drill Fridays”, que busca chamar atenção para a urgência das mudanças climáticas por meio de protestos às sextas-feiras. 

No ano passado, em entrevista ao Fantástico, Fonda afirmou "É hora de aumentar o ativismo, o que significa apelar para a desobediência civil".

A atriz atraiu a atenção da mídia ao ser presa 5 vezes durante as manifestações, sempre usando seu casaco vermelho - a última peça de roupa que comprou, pois ela também prega que consumismo em excesso prejudica o meio ambiente. Alguns amigos famosos, como Ted Danson e Catherine Keener também a acompanham nos protestos.  


Gostou? Confira também nossas matérias Top 5 de celebridades brasileiras que lutam pelo meio ambiente e Conheça 5 jovens ativistas ambientais brasileiros!


Edição: Maria Eduarda Vieira
Revisão: João Mateus Macruz e Maria Eduarda Vieira

0 comentários:

Postar um comentário