Impacto nas eleições 2020 - Dr. Raul e Edu Avallone

Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Bauru

Raul já foi eleito vereador em Bauru e Avallone atua como advogado. Arte: Yasmin Mainine


Por Victória Roberta

Com a chegada das eleições municipais, a população define seus votos pelos candidatos que mais correspondem às expectativas de cada cidadão. O Impacto Ambiental continua em sua cobertura voltada para as propostas ambientais de cada um dos 14 candidatos de Bauru.

As eleições acontecerão no próximo dia 15. Os candidatos analisados na reportagem de hoje são o Dr. Raul, do Democratas (DEM), e Edu Avallone, do Republicanos. Entre as principais pautas abordadas, conheceremos as pautas dos candidatos para o meio ambiente.

Dr. Raul - Democratas

Nascido e criado no Jardim Bela Vista, Raul Aparecido Gonçalves Paula é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva. Possui residência médica em Oftalmologia pelo Instituto Penido Burnier, em Campinas, e mestrado pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

Raul tem experiência na área de administração, desde que assumiu a diretoria do Hospital Beneficência Portuguesa em Bauru e se tornou referência na área oftalmológica. Dr. Raul já foi eleito vereador da cidade no período de 2012 a 2015.

Dr. Raul em entrevista na Rádio 94FM. Foto: 94FM

Com o título de Gestão Ambiental, as propostas do candidato apontam cerca de 10 tópicos a serem trabalhados entre Agricultura e Vales, Parques e Ciclovia para melhoria do meio ambiente no município.

  • Solucionar os problemas do esgoto
Uma pesquisa feita no começo do ano pelo Instituto Trata Brasil revelou que Bauru está entre os 100 municípios com piores índices no tratamento de esgoto. Dr. Raul destaca em seu Plano de Governo o planejamento da cidade de forma integrada, visando conectar serviços como água, esgoto, lixo e combate às enchentes.

Inovar na política de gestão de resíduos e aumentar a educação do consumo consciente estão entre as metas. Em entrevista ao Impacto Ambiental, o candidato afirmou:

O ponto principal é a conclusão da ETE [Estação de Tratamento de Esgoto] que já deveria estar pronta. Com o funcionamento da ETE Vargem Limpa, a cidade terá 90% do esgoto tratado.

  • Arborização da cidade
Em seu plano de governo Dr. Raul cita diversas vezes o cuidado com a arborização, principalmente no Centro e demais bairros antigos. Ele promete programas voltados ao reflorestamento das matas ciliares dos rios Batalha, Bauru, Água Parada e Campo Novo. 

O médico almeja implantar parques urbanos lineares, a fim de recuperar os fundos de vale do município e recompor a vegetação deles com atenção voltada às áreas ribeirinhas dos córregos, promovendo a manutenção dos viveiros já existentes.

  • Reduzir, reciclar e diminuir a emissão de poluentes
Entre as ideias para diminuir o impacto gerado pelas indústrias locais, o candidato destaca pontos como a prática de políticas de redução de emissões nocivas, estimulando o uso de energias menos poluentes.

O estabelecimento de indicadores que apontem a qualidade do ar estará alinhado com a conscientização da cidade quanto aos malefícios da poluição atmosférica. Raul propõe a promoção de educação ambiental nas escolas, juntamente com o terceiro setor.

  • Agricultura local
Na questão da agricultura bauruense, almejam a capacitação dos agricultores e cooperativas para tornar a cidade mais sustentável. A preservação das matas ciliares e nascentes também são citadas.

  • Ciclovias e direitos animais
O candidato apresenta o Programa de Ciclovia, estimulando as bicicletas como meio de transporte alternativo e sustentável. Quanto aos animais, o candidato se compromete com a implantação de políticas públicas que controlem a população de animais de rua, por meio da castração, da parceria com ONGs e da adoção de medidas punitivas para abandonos.

Eduardo Avallone - Republicanos

Eduardo Janzon Avallone Nogueira, de 51 anos, é natural de Bauru. Possui formação em Direito pelo Instituto Toledo de Ensino (ITE), sendo o atual presidente da Avallone Advogados. Entre as propostas de Eduardo para a cidade, o meio ambiente apresenta os enfoques citados abaixo.

Eduardo Avallone em entrevista na Rádio 94FM. Foto: 94FM

  • Cuidado com os recursos naturais
Em seu plano de governo, Avallone aponta a criação de programas focados na preservação dos recursos naturais da cidade, como a conservação de nascentes e o monitoramento dos rios municipais. Além disso, estuda a viabilidade do uso de tecnologias voltadas para energias renováveis.

  • Coleta seletiva
A coleta seletiva terá a participação de cooperativas, gerando impactos sociais positivos durante o processo. Existe também a meta de ampliar o número de ecopontos e realizar a devida divulgação desses locais.

  • Educação e direito dos animais
Eduardo Avallone apresenta propostas voltadas à ampliação da educação ambiental destinada à população bauruense, viabilizando projetos integrados entre as Secretarias de Cultura, Educação e Meio Ambiente. Há ainda o plano de criar o Pronto-Socorro Municipal voltado aos animais e de ampliar o programa de castração.

  • Agricultura e abastecimento 
O candidato pretende incentivar a produção agrícola local, implantação de recursos que permeabilizem a sustentabilidade rural e o incentivo da produção e do consumo de alimentos orgânicos.


Fiquem atentos à cobertura das eleições municipais de Bauru!

0 comentários:

Postar um comentário