Impacto nas eleições 2020 - Suéllen Rosim e Sandro Bussola

Conheça as propostas ambientais dos candidatos à prefeitura de Bauru

Suéllen é jornalista formada e Sandro já foi eleito vereador em Bauru. Arte: Rômulo José Bin


Por Talita de Paula


Apesar da pandemia, as eleições municipais de 2020 estão chegando. O primeiro turno acontecerá no dia 15 de novembro, e os eleitores escolherão os representantes para o Executivo e Legislativo de suas cidades. São 14 candidatos concorrendo ao cargo de prefeito de Bauru.

Tendo em mente a importância de exercer a cidadania com o voto consciente, o Impacto Ambiental está realizando uma série de matérias sobre os candidatos, dando ênfase nas propostas ambientais de cada um.

Sandro Bussola (PSD)

Sandro defende reaproveitar as águas das chuvas. Foto Facebook/Reprodução

Candidato pelo Partido Social Democrata (PSD), Alexssandro Bussola tem 45 anos e foi eleito vereador e presidente da Câmara nas duas últimas eleições municipais de 2012 e 2016. Seu vice é o advogado e professor Thyago Cezar. Os dois fazem parte da coligação “Bauru vai voltar a sorrir!”.

Sandro é também presidente das comissões de Justiça, Legislação e Redação e de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Câmara.

As propostas, segundo o plano de governo de Bussola, envolvem melhorar a questão do lixo na cidade com frentes de trabalho para a limpeza das áreas públicas, expandindo para 100% a coleta seletiva da área urbana.

Desenvolver parcerias para ampliar a política de coleta seletiva e do número de lixeiras em todo o território municipal; melhorar o gerenciamento de resíduos sólidos; além da implantação de uma usina de processamento de entulhos e de pontos de entrega voluntária também fazem parte das propostas.

  • Mobilidade urbana
Bussola pretende reestruturar o sistema de transporte coletivo, reduzindo o tempo de espera, lotação e redimensionando as linhas dos ônibus. Sendo assim o candidato buscará amenizar os altos níveis de poluição do ar e ruídos provocados pelo transporte. 

Sandro Bussola também cita a criação do programa “Bike Bauru” com a implantação de ciclovias em toda a extensão da malha ferroviária de perímetro urbano.

  • Demais propostas ambientais
O plano de Bussola apresenta propostas para a preservação das áreas ambientais em torno do município. Elas são: implantação de planos para recuperação de áreas de fundo de vale e reflorestamento da mata nativa, matas ciliares do Rio Batalha e córrego Água Parada, além da regularização do Vale do Igapó.

Nesse sentido, é proposto valorizar e investir no Zoológico Municipal e no Jardim Botânico, como importantes centros de pesquisa e atração turística.

O plano do candidato indica a iniciativa para melhorar a arborização nas regiões centrais do município e a incentivar nas áreas residenciais. Bussola ainda investirá e fortalecerá a educação ambiental para os bauruenses, principalmente nas escolas.

Suéllen Rosim (Patriota)

Um dos princípios de campanha da candidata é a participação da população. Foto: Reprodução/Facebook

Suéllen Rosim tem 32 anos, é natural de Birigui e concorre ao cargo de prefeita pelo partido Patriota, sem coligação. Formada em jornalismo, já apresentou o telejornal da TV TEM, afiliada da Rede Globo no Centro-Oeste Paulista.

Em 2018 ela concorreu às eleições para o cargo de deputada estadual e, apesar de não ter vencido, ganhou uma cadeira como suplente. Seu vice é o médico ortopedista Orlando Costa.

  • Causa animal
O plano de Suéllen prevê a formação de uma coordenadoria responsável pelo bem-estar animal e investimento em políticas públicas para programas municipais e prevenção de doenças.

A realização de campanhas educativas com intuito de melhorar o cuidado com os animais e reduzir o abandono também estão presentes no plano.

  • Mobilidade urbana
A candidata promete iniciar e dar prioridade aos estudos para implementar ciclovias que atendam aos trabalhadores nos novos projetos do município. Estabelecer o Plano de Prevenção de Desastres Naturais, principalmente às enchentes, começando pela revisão de bocas de lobo que estão inadequadas são propostas citadas no plano de Suéllen.

  • Saneamento básico
O desafio do tratamento de esgoto no município  considerado um dos 100 piores do país  e o abastecimento de água fazem parte das pautas previstas. Segundo o plano, o objetivo é cobrar rigorosamente a finalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e garantir o abastecimento regular de água em toda cidade, visando estudar qual a atual situação do Departamento de Água e Esgoto (DAE).

  • Demais propostas ambientais
Em seu plano a candidata pretende realizar campanhas educativas sobre a importância da preservação da água no município, começando pela autarquia e difundindo-se para toda a população.

Melhorar a coleta seletiva intensificando a consciência da população a respeito da coleta de lixo por meio do fortalecimento dos ecopontos e apoio às cooperativas de reciclagem também são pontos citados no plano de Suéllen.

Ela ainda pretende aproveitar as áreas verdes em torno da cidade por meio da criação de um Plano de Arborização, visando consolidar outras leis já propostas sobre o tema.

Em seu plano também está previsto o suporte ao Zoológico Municipal e ao Jardim Botânico, além da intenção de intensificar os projetos de educação ambiental nas escolas, associações de bairro, e ainda promover parcerias para conservação das áreas públicas.


0 comentários:

Postar um comentário