Biólogo de Bauru funda empresas com foco em ecologia e meio ambiente
Ayandù e Benta Flor foram idealizadas por José Roberto Silva Júnior e possuem pautas sustentáveis que envolvem desde plantio de hortas até sabonetes veganos

Por João Mateus Macruz Cinto
Há mais de 10 anos, a vida de José Roberto Silva Júnior, biólogo formado pela Universidade Paulista (Unip) de Bauru, é voltada para a educação socioambiental da população bauruense. Atualmente com 35 anos, o empresário é o fundador de duas empresas ecológicas: a Ayandù Agroecologia e o Benta Flor.
A história por trás das empresas
Para entender como o biólogo se tornou dono de duas empresas ecológicas em Bauru, é necessário voltar no tempo. José Roberto, recém formado em biologia, vai embora da cidade bauruense em 2012 e se muda para um município localizado no interior do Acre, onde viveu um ano com comunidades ribeirinhas e seringueiras isoladas, aprendendo sobre a floresta Amazônica.
Mas o Norte não foi a única região em que José se mudou. De ecovilas sulistas conhecendo a permacultura até assentamentos rurais na Bahia, José Júnior aprendeu se aproximando cada vez mais da natureza, compreendendo os pormenores do meio ambiente brasileiro. No Nordeste, o biólogo prestou uma pós-graduação em Agroecologia na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e, após concluída, voltou para Bauru.
De volta ao centro-oeste paulista, José percebeu que não se adaptava, completamente, à vida urbana. Por isso, voltou seus aprendizados para aproximar a natureza aos moradores de Bauru, seja por meio de sabonetes veganos ou por hortas em apartamentos.
“O que me motiva é saber que faço a diferença na vida e nos hábitos das pessoas que ofereço meus serviços e produtos. É saber que gerações aprendem comigo sobre alimentação saudável, consumo consciente e responsabilidade com o futuro”, explica José Roberto.
Ayandù: agricultura consciente e acessível
Quebrando a ideia de que apenas sítios, fazendas e casas possuem plantações de alimentos saudáveis, a Ayandù surgiu, em 2011, como uma empresa que constrói desde hortas em apartamentos até agroflorestas em propriedades rurais.
Nesta empresa, José Roberto reúne seus conhecimentos da faculdade e aqueles adquiridos com a convivência nas comunidades ribeirinhas. O Sistema Agroflorestal, por exemplo, une a vegetação nativa ao plantio de alimentos. Esta aliança entre o agronegócio e o meio ambiente é uma das alternativas para a recuperação de áreas verdes nos municípios.
Além destes serviços, a Ayandù aposta em agriculturas acessíveis a toda população bauruense. “Nós também investimos em bioconstruções, utilizando materiais que não agridem o meio ambiente, e adaptamos diversas permaculturas. Como somos uma empresa ecológica e consciente, fomentamos e implantamos hortas comunitárias nas periferias de Bauru”, afirma o biólogo.

Benta Flor: cosméticos veganos e 100% bauruenses
Seis anos após a criação da Ayandù, em 2017, José Roberto Silva Júnior criou a Benta Flor, empresa com foco na construção e venda de produtos veganos. De acordo com o empresário, “a empresa ajuda a agroecologia a chegar em pessoas que nunca ouviram falar deste assunto”.
A Benta Flor produz cosméticos 100% naturais que possuem matérias-primas retiradas de agroflorestas e agriculturas familiares, incentivando a produção agrícola de pequenos sitiantes da região de Bauru. Além disso, todos os produtos não causam danos ambientais, já que suas embalagens e recipientes são naturais e livres de plástico.

Planos para o futuro
No entanto, José Roberto não acredita que só os produtos naturais e sustentáveis são a salvação do planeta. Para o biólogo, apenas as pessoas podem, em suas palavras, “mudar o mundo”. “Mas, acredito que estes produtos possam ajudar na educação da população”, explica o empresário.
A Ayandù reúne um público mais adulto, que já possui uma casa ou um apartamento. Por outro lado, a Benta Flor recebe mais atenção de jovens abaixo de 30 anos. Mas, durante o ano, Júnior ministra oficinas de hortas comunitárias, que reúnem públicos entre 10 e 70 anos. A participação de crianças da mais tenra idade mostra, de acordo com ele, um aumento no interesse com a saúde e o meio ambiente.
De acordo com José Roberto, é possível um aumento significativo na preocupação com o empreendedorismo sustentável pela sociedade. Este interesse atende tanto necessidades mercadológicas quanto anseios ambientais, como as mudanças climáticas e desmatamentos em biomas brasileiros.
Para o biólogo, a palavra que resume seus empreendimentos é: esperança. “Há 10 anos, nosso foco é mudar a realidade do mundo a partir da educação socioambiental, plantio de hortas, árvores e implantação de bioconstruções. Desde sistemas de captação e tratamento de águas, biodigestores, telhados verdes e construções sustentáveis - utilizando barro utilizando, bambu e materiais que iriam pro lixo -, oferecemos adaptações sustentáveis pautadas em métodos permaculturais para projetos já existentes ou novos empreendimentos”, finaliza.
Ficou interessado? Apoie o meio ambiente e acompanhe o trabalho do José nos links abaixo.
https://www.instagram.com/ayandusemear/
https://www.instagram.com/benta.flor/
Edição: Maria Eduarda Vieira
Revisão: Isabele Scavassa e Maria Eduarda Vieira