• Fulano

Como ter uma horta orgânica em casa


Saiba como cultivar uma horta orgânica e garantir alimentos frescos todos os dias 

Pessoa regando uma horta
(Foto: Christyam de Lima/Flickr)

Por Giovana Matos Moraes


Plantar verduras, frutas e hortaliças em casa é uma ótima maneira de reduzir o desperdício, economizar e ainda ter a satisfação de consumir alimentos frescos e sem agrotóxicos.

Para cultivar algumas dessas plantinhas não é necessário muito espaço, como é o caso dos temperos, que podem ser plantados em vasos pequenos. Para plantas maiores, como o maracujá, é necessário uma área maior.


Confira abaixo, dicas de verduras, frutas e hortaliças que você pode cultivar em casa.


Tomate


Essas frutas, consumidas como hortaliças, são fonte de vitaminas A, C , E e potássio. O tomate é fácil de cultivar em vasos dentro de casa. Para isso é preciso secar as sementes, colocá-las em um vaso com pelo menos 20 cm de profundidade com terra vegetal, em um lugar com grande quantidade de luz e não esquecer de molhar.


A variedade tomate-cereja cresce mais rápido que o comum. Por ser uma trepadeira, requer uma treliça para seus galhos se enlaçarem.


Tomate vermelho no pé
(Foto: Marcio Erli/Flickr)

Manjericão, salsinha, cebolinha e alecrim


Na pizza e na macarronada, o manjericão faz toda a diferença. A salsinha e a cebolinha dão o toque especial em diversas receitas, enquanto o alecrim vai bem com carnes e peixes. Para ter uma muda desses temperos em casa não precisa de muito espaço. Eles podem ser plantados em vasos individuais ou em uma única jardineira comprida.


Esses temperos super cheirosos exigem boa claridade e rega, pelo menos dia sim, dia não, para se desenvolverem.


Salsinha, manjericão, alecrim e cebolinha no vaso
Salsinha, manjericão, alecrim e cebolinha plantados em uma pequena jardineira, o tamanho da floreira define o quanto as plantas vão crescer. (Foto: Lucélia Matos Moraes)

Maracujá


As sementes do maracujá devem ser semeadas secas, assim como o tomate. O maracujá cresce como parreira, por isso, precisa de mais espaço e vão bem em cercas e grades.


Além da fruta ser deliciosa para sucos e doces, quem tem um maracujá em casa pode observar suas lindas flores exóticas.


Flor de maracujá
Flor de Maracuja (Foto: Antonio Carlos Bohnke)

Morangas


Jogue as sementes secas das moranga em canteiros limpos, elas são plantas rasteiras que nascerão no chão e não requerem muito cuidado, apenas sol e manter a umidade.


O desperdício da moranga é praticamente nulo. Suas pontas, conhecidas como cambuquiras, são ricas em ferro e cozidas são base de sopas. A moranga pode ser preparada como doce, recheada com carne seca ou camarão. As flores podem ser empanadas e servidas como acompanhamento.


Moranga plantada no chão
(Foto: Lucélia Matos Moraes)

Leia mais:


7 dicas de como ter uma horta em pequenos espaços

Entre tantos agrotóxicos, uma solução: alimentos orgânicos

Veganismo: por um mundo mais verde

3 visualizações