• Fulano

Eleições 2018: o que cada presidenciável propõe para o meio ambiente

Confira as propostas dos candidatos à presidência do Brasil


Foto dos 13 candidatos à presidência do Brasil

Por Marcos Cardinalli


A corrida presidencial começou! São 13 candidatos que concorrem ao principal cargo do país: a presidência. Mas o que cada um deles propõe para o meio ambiente?


Aquele que for eleito democraticamente governará o Brasil - se não tiver o mandato impedido - durante os próximos quatro anos. E conhecer as propostas e planos de governo de cada candidato é essencial na hora de votar.

É importante saber suas posições referentes à saúde, combate à corrupção, educação, segurança pública, economia, entre outros temas. E o meio ambiente não pode ficar de fora!


Somos um país com enorme biodiversidade e diferentes biomas. Temos importantes florestas, como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica, que sofrem com males como o desmatamento e biopirataria.


Temos grandes rios por todo o nosso território - e que possuem enorme importância econômica e socioambiental. A transposição do Rio São Francisco, por exemplo, é uma das temáticas que sempre está em discussão.

Devemos considerar, também, a nossa matriz energética! Lidamos com problemas com grandes construções de usinas hidrelétricas, aumento do preço de energia e apagões - como o corte na Região Norte pela Venezuela. E tivemos recentes investimentos em energia renovável, de modo especial a solar.

E não podemos nos esquecer das questões indígenas, que vira e mexe estão nos debates políticos. Sem falar do agronegócio, que está longe de entrar em acordo com a produção sustentável - como as propostas de liberação de agrotóxicos (PL do veneno).

Viu quantos assuntos ambientais estão envolvidos com a política? E tem muito mais que esses que citamos! Portanto, é essencial saber o que os candidatos à presidência tem a dizer sobre isso.

O IMPACTO AMBIENTAL dá uma ajudinha e lista os principais pontos sobre o tema que constam nos planos de governo enviados por cada candidato.



Propostas dos presidenciáveis para o meio ambiente


A cada dia, postaremos as propostas de um dos candidatos. Para conferir, é só clicar na foto.

Álvaro Dias - Podemos
Álvaro Dias - Podemos
Cabo Daciolo - Patriota
Cabo Daciolo - Patriota
Ciro Gomes - PDT
Ciro Gomes - PDT
Eymael - PDC
Eymael - PDC
Geraldo Alckmin - PSDB
Geraldo Alckmin - PSDB
Guilherme Boulos - PSOL
Guilherme Boulos - PSOL
Henrique Meirelles - MDB
Henrique Meirelles - MDB
Jair Bolsonaro - PSL
Jair Bolsonaro - PSL

João Amoêdo - NOVO
João Amoêdo - NOVO
João Goulart - PPL
João Goulart - PPL
Fernando Haddad - PT
Fernando Haddad - PT
Marina Silva - REDE
Marina Silva - REDE
Vera Lucia - PSTU

Essas foram as propostas ambientais dos 13 candidatos à presidência. Mas vale lembrar que os demais cargos - governador, senador e deputados - também podem ajudar ou prejudicar a natureza. Não se esqueça de também acompanhar o que os candidatos nos quais você pretende votar para esses cargos dizem sobre o meio ambiente!


DICA DE LEITURA: Crônica Planfetos ao Vento

LEIA TAMBÉM:


SOS Mata Atlântica divulga propostas ambientais para os candidatos das eleições 2018

SOS Mata Atlântica divulga propostas ambientais para os candidatos das eleições 2018

4 visualizações