• Fulano

Filmes para assistir durante a quarentena

Confira algumas obras que reafirmam a importância da natureza para a humanidade em tempos tão complexos

Arte: Mateo Andres

Por Caio Machado


Uma das consequências da pandemia de COVID-19 é muitas pessoas estarem em casa buscando entretenimento. Ver filmes é uma ótima opção, já que a sétima arte possibilita o contato com grandes histórias. Caso você queira recomendações, aqui vai uma lista de seis filmes sobre meio ambiente para assistir na quarentena.



1. Oceanos de Plástico (2016)


Foto: Craig Leeson.

O documentário mostra o impacto do descarte irresponsável de plástico em oceanos, na vida marinha e em diferentes cidades do mundo. Aborda algumas alternativas para reduzir esse problema alarmante. Apesar de ter sido produzido por estadunidenses, o trabalho fantástico de conscientização do filme preocupa-se em mostrar outras perspectivas além da ocidental.


Disponível na Netflix.



2. O Homem Urso (2005)


Foto: Reprodução

O documentário analisa a vida e a morte do controverso ambientalista Timothy Treadwell, defensor dos ursos pardos na região do Alasca. A história intrigante questiona o protagonista como sendo irresponsável ou protetor do ecossistema. As filmagens foram feitas pelo próprio Treadwell.


Disponível para aluguel no Google Play e no Youtube.



3. Virunga (2014)


Cuidador brinca com um dos gorilas habitantes do parque. Foto: Associated Press/Netflix

O documentário mostra a luta dos guardas do Parque Nacional de Virunga, no Congo, para proteger os gorilas nativos e a região, em meio à crise política e invasão de uma empresa petrolífera interessada em explorar o local.

O filme traz uma visão diferente do Congo ao focar nos sonhos, nas esperanças e na coragem das pessoas em arriscar suas próprias vidas para proteger os animais.


Disponível na Netflix.



4. Uma Mulher em Guerra (2018)


Halla em um dos melhores momentos do filme. Foto: Reprodução/Jour2Fête

O filme conta a história de Halla, uma ativista ambiental envolvida na guerra contra a indústria de alumínio, para proteger o ambiente. Suas ações são ousadas, mas tudo muda com uma carta inesperada.


O relato é corajoso ao abordar o perigo do aquecimento global e a maneira que a atividade industrial influencia nisso. Outra pauta relevante que é abordada durante o filme é a importância do ativismo para barrar ações prejudiciais ao meio ambiente.



5. Nausicaä do Vale do Vento (1984)


Nausicaä em seu planador. Foto: Studio Ghibli

Em um futuro alternativo da Terra, a princesa Nausicaä mobiliza o seu povo contra o exército de uma rainha má. Os recursos naturais da Terra esgotaram e há a necessidade do uso de máscaras, por conta da alta poluição. A obra mostra que a natureza e os animais são essenciais para a vida humana e merecem ser tratados com amor e respeito, não crueldade.


Disponível na Netflix.



6. Princesa Mononoke (1997)


Mononoke montada em Moro, deusa dos lobos. Foto: Studio Ghibli

Em Princesa Mononoke, acompanhamos Ashitaka, um príncipe em busca da cura para sua maldição. Durante a sua jornada, ele conhece Mononoke, uma humana que vive junto de deuses-lobo protegendo a floresta de uma colônia mineradora. O povoado da colônia prática ações predatórias contra o meio ambiente.


A aventura possui uma mensagem ecológica muito forte. Aponta como a ganância cega o ser humano de forma que ele só percebe o estrago causado à natureza quando é tarde demais.


Disponível na Netflix.


Gostou das sugestões? Se quiser mais, o site do Impacto Ambiental oferece várias opções de filmes e documentários para a quarentena.

Edição: Anna Araia

2 visualizações