• Bruno Mael

Impacto Visual 001 – Incêndios no Pantanal

Atualizado: há 5 dias

Com postagem mensal, Editoria de Design inaugura o seu espaço no projeto

A charge mostra o desenho de uma onça pintada, lagarto, capivara e araras mortas devido a fumaça. O fogo consumindo todo o Pantanal.
Arte: Bruno Mael, Vitória Cristina Baia e Yasmin Mainine

Por Vitória Cristina


Nós, a equipe criativa do Impacto Ambiental, estamos muito animados — e honrados — em poder contribuir com o jornal por meio deste espaço! As charges são elaboradas por designers e artistas da Unesp de Bauru. Nosso objetivo principal é, por meio da arte, fomentar discussões e proporcionar reflexões sobre a sociedade na qual estamos inseridos. A fim de levantar questionamentos, fazemos o uso da charge, que é um estilo de ilustração de teor crítico e sarcástico.


Assim, para a nossa estreia no jornal, escolhemos um tema extremamente importante e atual, mas que é tratado com descaso pelas autoridades. O Pantanal está ardendo em chamas e toda a biodiversidade única do local está morrendo diante dos nossos olhos. É revoltante — e até difícil — ver as notícias, contudo é necessário se manter informado. Infelizmente, não poderíamos ter escolhido outro tema.


Todos os meses traremos novas charges com os mais variados temas. Esperamos que vocês, leitores, gostem!


Por fim, um agradecimento especial à editora-chefe Anna Araia e à nossa equipe: Vitoria Cristina, Bruno Mael, Yasmin Mainine, Ynara Trindade e Julia Ruiz.


Edição: Anna Araia