• Fulano

Infográfico – As principais fontes de energia

Passe o cursor na imagem para saber mais


A imagem mostra um desenho das principais fontes de energia. De cima para baixo, se encontra: usina nuclear, barril de petróleo, um interruptor de luz, uma árvore, uma maça, um sol, oceano, energia eólica e energia geotérmica - de dentro da Terra.
Infográfico: Mirna Encinas (arte) e Marcos Cardinalli (texto)/Jornal Impacto Ambiental

ENERGIA NUCLEAR

O Urânio é um elemento químico que libera uma enorme quantidade de energia na desintegração de seu núcleo. As usinas nucleares aproveitam essa energia para gerar eletricidade, Não produz poluentes, mas a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo, pois representa grande perigo.


ENERGIA FÓSSIL

Formada a milhões de anos pelo acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A energia gerada a partir dessas fontes, além de provocar poluição, contribui com o aumento do efeito estufa e do aquecimento global, principalmente com os derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. No caso do gás natural, o nível de poluentes é menor.


ENERGIA DE BIOMASSA

É a energia gerada pela decomposição de materiais orgânicos como esterco, restos de alimentos e resíduos agrícolas. O gás metano produzido é utilizado para gerar energia.


ENERGIA SOLAR

A radiação solar é captada, gerando calor e eletricidade. Ainda é pouco explorada no mundo, por possuir elevado custo de implantação. É uma fonte limpa, pois não gera poluição e nem impactos ambientais.


ENERGIA HIDRÁULICA

É a mais utilizada no Brasil devido à grande quantidade de rios. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que produzem energia através da queda d'água. Apesar da implantação de uma usina hidrelétrica provocar impactos ambientais pela construção de represas, é considerada uma fonte limpa.


ENERGIA GRAVITACIONAL

É gerada pelo movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo muito elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas dizem que esta será uma das principais fontes de energia do planeta no futuro.


ENERGIA EÓLICA

É gerada a partir da força do vento. São instaladas, em áreas abertas, grandes hélices que geram energia através de seu movimento. É uma fonte limpa e inesgotável, mas ainda pouco utilizada.


ENERGIA GEOTÉRMICA

Nas profundezas da crosta terrestre existe um alto nível de calor, podendo superar 5.000 ºC. Este calor é utilizado pelas usinas para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.

0 visualização