
Fulano
Infográfico – As principais fontes de energia
Passe o cursor na imagem para saber mais
ENERGIA NUCLEAR
O Urânio é um elemento químico que libera uma enorme quantidade de energia na desintegração de seu núcleo. As usinas nucleares aproveitam essa energia para gerar eletricidade, Não produz poluentes, mas a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo, pois representa grande perigo.
ENERGIA FÓSSIL
Formada a milhões de anos pelo acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A energia gerada a partir dessas fontes, além de provocar poluição, contribui com o aumento do efeito estufa e do aquecimento global, principalmente com os derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. No caso do gás natural, o nível de poluentes é menor.
ENERGIA DE BIOMASSA
É a energia gerada pela decomposição de materiais orgânicos como esterco, restos de alimentos e resíduos agrícolas. O gás metano produzido é utilizado para gerar energia.
ENERGIA SOLAR
A radiação solar é captada, gerando calor e eletricidade. Ainda é pouco explorada no mundo, por possuir elevado custo de implantação. É uma fonte limpa, pois não gera poluição e nem impactos ambientais.
ENERGIA HIDRÁULICA
É a mais utilizada no Brasil devido à grande quantidade de rios. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que produzem energia através da queda d'água. Apesar da implantação de uma usina hidrelétrica provocar impactos ambientais pela construção de represas, é considerada uma fonte limpa.
ENERGIA GRAVITACIONAL
É gerada pelo movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo muito elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas dizem que esta será uma das principais fontes de energia do planeta no futuro.
ENERGIA EÓLICA
É gerada a partir da força do vento. São instaladas, em áreas abertas, grandes hélices que geram energia através de seu movimento. É uma fonte limpa e inesgotável, mas ainda pouco utilizada.
ENERGIA GEOTÉRMICA
Nas profundezas da crosta terrestre existe um alto nível de calor, podendo superar 5.000 ºC. Este calor é utilizado pelas usinas para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.