• Fulano

Suco detox é eficaz?

Detox é associado a dietas para o emagrecimento, mas sua eficácia ainda não foi comprovada

A foto mostra suco de kiwi, tomate e laranja com framboesa.
Ainda não há comprovação científica da eficácia do suco detox (Foto: silviarita)

Por Rebeca Almeida


O suco detox é uma bebida que ganhou destaque na mídia pela sua função de “limpar” o organismo de substâncias consideradas tóxicas. Existem diversas formas de consumi-lo, sendo a mais comum o suco verde, feito de folhas de coloração verde-escura.


Além de prometer livrar e renovar o corpo de impurezas, ele é famoso também por ser usado em dietas que chegam a substituir refeições completas pela bebida.


O suco é de fácil acesso, podendo ser feito em casa: todos os ingredientes podem ser adquiridos em qualquer supermercado ou quitanda. Os mais comum são: couve, rúcula, cenoura, abacaxi, limão, havendo também versões com água de coco, em vez de puramente água. A estudante Elisa Espósito toma o suco a um tempo e diz que teve mais energia.

Quando morava em Brasília eu substituía uma refeição pelo suco. Normalmente, era a tarde, mas minha nutricionista recomendou que tomasse um copo de manhã. Senti uma diferença no rendimento, tenho mais disposição e concentração, por isso não preciso nem tomar café para me concentrar.

Ela disse que existem algumas marcas no supermercado, mas são muito caras e tem conservantes. Por isso, ela mesma prepara.


suco detox verde
(Foto: green smoothie)


Mas o que são toxinas?


Toxinas são substâncias que não são assimiladas pelas nossas células e que são prejudiciais se permanecerem no corpo. Às vezes recebem o nome de excretas, que são o resultado do metabolismo celular que não foi aproveitado e que não tem utilidade para o organismo, que precisa, então, eliminá-lo. Os órgãos responsáveis pela eliminação dessas substâncias são o rim e o fígado.


Segundo a nutricionista Flávia Tonolli, as toxinas estão presentes no ar, como fumaça de poluição e cigarros, além de alimentos que contem agrotóxicos, conservantes, corantes, comidas artificiais e hormônios. “Essas substâncias aumentam a quantidade de radicais livres no organismo“, diz ela.


suco detox rosa
(Foto: __sherry__)

Tonolli explica que essas substâncias aumentam a quantidade de radicais livres no organismo. Esses radicais livres são moléculas instáveis que buscam constantemente a estabilidade, e, para isso, oxidam células vizinhas. Em excesso, eles podem oxidar uma quantidade grande de células saudáveis, sendo prejudicial para o bom funcionamento do organismo.

O nosso corpo já possui um mecanismo de defesa próprio contra os radicais livres e o suco detox não é capaz de eliminar essas toxinas por si só. A grande questão é que eles são ricos em vitaminas e minerais que são excelentes antioxidantes. Elas são capazes de reagir com os radicais livres, evitando que eles ataquem células saudáveis do organismo.

Dietas Detox: Realmente emagrecem?


O impacto ambiental pediu a opinião da Flávia e do nutricionista Andrew Taicir sobre os benefícios e os mitos associados a bebida. Acompanhe a entrevista abaixo.  Impacto: O suco detox possui algum benefício comprovado? Se sim, quais? Andrew: Sim, o suco verde, quando feito com os ingredientes básicos, que são: limão, couve, hortelã e gengibre que podem auxiliar no sistema imunológico, na carência de micronutrientes e ser uma opção favorável ao emagrecimento devido a baixa caloria que apresenta.

Flávia: Em nota técnica o Conselho Federal de Nutricionistas diz que faltam evidências científicas capazes de justificar o uso de sucos detox para desintoxicação do organismo. Os benefícios que esses sucos podem apresentar é favorecer o consumo de alimentos saudáveis, ricos em vitaminas, minerais, fibras que obviamente favorecem o bom funcionamento do organismo. Pessoas com dificuldades em consumir frutas, legumes e verduras nas refeições  podem se beneficiar com o consumo dos sucos, por serem mais palatáveis.


A foto mostra banana, mirtilo e brocólis.
(Foto: abimansoor)

Impacto: Esse suco pode, realmente, emagrecer?


Andrew: Atribuir somente ao suco verde o processo de emagrecimento seria um erro. Ele é apenas uma ferramenta que podemos usar para compor um cardápio equilibrado que esteja associado a uma atividade física de rotina.


Flávia: Muitas das dietas focadas em sucos detox acabam emagrecendo porque restringem uma gama alta de alimentos. Elas, muitas vezes, estão fundamentadas apenas no consumo de líquidos, legumes e frutas. Dessa forma, pode ser que promova uma perda de peso pelo fato desses alimentos possuírem um menor aporte calórico. Mas essa perda de peso não é saudável, uma vez que a falta de nutrientes essenciais pode ocasionar desidratação, falta de energia e perda de massa muscular, além de não atingir as recomendações diárias necessárias para o corpo. Podendo gerar diversos problemas de saúde no futuro.


Garrafas com suco verde
(Foto: xxolgaxx)

Impacto: O suco detox pode oferecer, de alguma maneira, riscos para a saúde? Andrew: Nenhum dos ingredientes do suco pode trazer risco a saúde. Porém, cabe ao nutricionista se informar sobre alguma possível alergia ou restrição a determinado ingrediente usado para fazer o suco ao seu paciente 


Flávia: O riscos existe no momento em que se baseia a dieta apenas nos sucos detox e se restringe os demais nutrientes essenciais. Tomar um suco pela manhã, ou ao longo do dia, não trará nenhum risco a saúde, o suco é rico em diversas vitaminas e minerais, ajuda a promover uma alimentação saudável. O problema está em passar dias ou semanas ingerindo apenas esses alimentos “detox”. Isso limita a oferta de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.


Copo com suco vermelho
(Foto: Bonbonga)

Impacto: É possível substituí-lo por algum alimento? Andrew: Existem variações de suco verde, como: suco laranja, suco roxo, suco vermelho. Cada um tem uma finalidade e é rico em determinado antioxidante, vitaminas ou minerais. Nenhum alimento sozinho possui todas as vitaminas e minerais que o corpo precisa para se manter saudável. Portanto, o suco é uma opção muito completa que pode ser usada para somar, e não substituir refeições. 


Flávia: Sim, os sucos são basicamente frutas e legumes batidos com água ou água de coco. Portanto, ingerir frutas, legumes, verduras e água ao longo do dia é capaz de fazer o mesmo papel dos sucos. Não importa a forma da ingestão ou a apresentação, o importante para saúde é que esses alimentos existam dentro do contexto total da dieta. Além disso, noites de sono bem dormidas e a prática de atividades físicas são peças fundamentais para uma vida saudável.


Copo com suco verde e um canudinho rosa
(Foto: HealthyFoodlmages)

Edição: Mariane Borges


0 visualização