arvores.png
logo impacto com sombra branca.png

UMA EXPERIÊNCIA EM JORNALISMO AMBIENTAL.

O projeto tem o propósito de incentivar a produção acadêmica, por ser ligado à extensão universitária e financiado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX). Devido a isso, foi criado o Grupo de Estudos Aplicados em Jornalismo Ambiental (GEAJA). O Impacto já participou de diversos congressos nacionais, além de ter produzido artigos científicos.

 

Por volta de 2015, o jornal ganhou uma versão digital, que depois se tornaria a única versão do jornal.  A versão impressa parou de circular após pouco tempo.

Apoio Institucional

Em 2016, foi criado pelo ex-editor-chefe João Pedro Ferreira, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o podcast Ambientalidades. O podcast passou a ter produção regular no Impacto desde 2019.

Professor-coordenador: Prof. Francisco Rolfsen Belda
 
Editora-chefe: Anna Araia

Reportagem: Gabriel Regis, Isabela Fernanda Mauricio, Isabele Scavassa, Izabela Machado, João Macruz, Julia Peixoto, Marjory Frojoni e Vitória Lopes Gomez


Edição: Maria Eduarda Vieira e Nayara Delle Dono

Audiovisual: Alan Ferreira, Anna Araia, Caio Machado e Ligia Takau

Design: Bruno Mael, Luana Pimenta, Julia Ruiz e Victória Bardeli

Educação: Isabella Facin, Isadora Araújo e Mateo Urquieta

Mídias: Gustavo Alexandreli, Laís David de Souza, Rômulo Bin e Yasmin Mainine

Podcast: Ana Nóbrega, Gabriel Gatti, Gina Zapparoli e Leonardo Scramin

jornal%20impresso%20polaroid_edited.png
radinho e cd ambientalidades.png

Em 2006, o projeto nasceu com o nome de Pauta Verde - Uma Experiência em Jornalismo Ambiental, com o Prof. Dr. Pedro Celso Campos como coordenador. O Pauta Verde surgiu a partir da tese de doutorado do professor, tornando-se um dos projetos de extensão voltados para os alunos de Jornalismo. 

 

Para mostrar que o Jornalismo é vital na conscientização da população acerca do meio ambiente, foi criado, também em 2006, o jornal impresso Impacto Ambiental - que, posteriormente, tornaria-se o nome oficial do projeto.

Expediente

faac.png
unesp.png
proex.png
DCSO.png

O projeto tem um terceiro pilar que é considerado importante: a educação ambiental. O projeto tinha parcerias com escolas estaduais de Bauru. A ideia era os participantes do projeto darem aulas a alunos do ensino médio sobre temáticas relacionadas ao meio ambiente e que caem nos vestibulares. Por conta da pandemia, o projeto fez parcerias com cursinhos pré-vestibulares da Unesp.

 

Desde 2019, o Impacto Ambiental possui a Editoria de Artes, que conta com alunos de Artes Visuais e Design. A partir de 2021, foi criada a Editoria de Educação, voltada para a proposta mais educacional e social do projeto, integrando alunos de Pedagogia e Psicologia.

 

Hoje em dia, apesar de não ter mais um jornal impresso, o Impacto funciona como um portal multimídia de notícias sobre meio ambiente, ciências e direitos humanos. 

Nossa História

plantinhas rodapé.png